P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.12 - Jan/Fev 2011
Voltar
Gestão Estratégica

Andrade Gutierrez obtém crescimento de 15% com moderna gestão de estratégias

Um desafio para a empresa é a necessidade de uma excelente estratégia em face da grande complexidade operacional e de como garantir que seus funcionários conheçam, internalizem e adotem sua estratégia

A Construtora Andrade Gutierrez tem obtido resultados que consolidam sua posição no setor de construção no Brasil. O principal deles é a superação da meta de crescimento anual de 15%. Parte desses resultados se deve à adoção de uma moderna gestão de estratégias que compromete desde a alta direção até seus diversos níveis gerenciais.

Desde a década de 90, quando a empresa começou a utilizar abordagens mais estruturadas de planejamento estratégico, já havia a correlação entre o sistema de gestão utilizado na época e a formulação de estratégias, objetivos e metas. O processo evoluiu e, em 2003, a empresa realizou um grande avanço na formulação das suas estratégias, através da criação do novo modelo de gestão, inspirado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), seguido da definição de seus objetivos e metas.

O modelo de gestão da Andrade Gutierrez, parte integrante do Sistema de Gestão Integrada (SGI), permite não só a visualização da abordagem utilizada para a formulação de suas estratégias, mas também de outros importantes elemen


A Construtora Andrade Gutierrez tem obtido resultados que consolidam sua posição no setor de construção no Brasil. O principal deles é a superação da meta de crescimento anual de 15%. Parte desses resultados se deve à adoção de uma moderna gestão de estratégias que compromete desde a alta direção até seus diversos níveis gerenciais.

Desde a década de 90, quando a empresa começou a utilizar abordagens mais estruturadas de planejamento estratégico, já havia a correlação entre o sistema de gestão utilizado na época e a formulação de estratégias, objetivos e metas. O processo evoluiu e, em 2003, a empresa realizou um grande avanço na formulação das suas estratégias, através da criação do novo modelo de gestão, inspirado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), seguido da definição de seus objetivos e metas.

O modelo de gestão da Andrade Gutierrez, parte integrante do Sistema de Gestão Integrada (SGI), permite não só a visualização da abordagem utilizada para a formulação de suas estratégias, mas também de outros importantes elementos do sistema de gestão. Ele foi estruturado para que toda a empresa (corporativo e todas as obras) possa aplicá-lo.

As estratégias e os planos, elaborados a partir das necessidades e expectativas das partes interessadas, são executados pelos processos da empresa, ressaltando-se o processo principal, que compreende o ciclo de vida de um projeto de construção com as suas fases e os processos de apoio. Os resultados são avaliados quanto ao atendimento dos requisitos das partes interessadas que retroalimenta o processo de estratégias e planos. Todos os processos são incentivados pela liderança da Andrade Gutierrez e assentados sobre uma base de informação e conhecimento.

Os compromissos estabelecidos foram desdobrados para todos os níveis gerenciais e implementados por meio do SGI. Além disso, desde 2007 implantou-se a inovadora abordagem do BSC – Balanced ScoreCard, que passou a ser o mecanismo utilizado para a articulação de estratégias coerentes e consistentes, além de constituir a principal ferramenta de interação entre a Alta Direção, o Conselho de Administração e os níveis gerenciais da empresa.

A análise do ambiente externo objetiva identificar fatores externos que possam afetar o desempenho da construtora, positiva ou negativamente. São avaliados aspectos sociais, políticos, econômicos, legais e tecnológicos. A análise do ambiente interno é realizada via Análise Crítica do SGI. A revisão ou definição de novas estratégias é realizada com base na correlação entre forças e fraquezas, ameaças e oportunidades.

Essa revisão estratégica é realizada pelo menos uma vez por ano e é acompanhada pela verificação do desempenho econômico-financeiro de curto, médio e longo prazos. Os indicadores associados aos objetivos estratégicos são acompanhados conforme periodicidade pré-estabelecida por meio de reuniões mensais, feitas nas unidades, diretorias e Presidência.

Para que as estratégias cheguem a todos os níveis da corporação, é utilizado o mecanismo do Gerenciamento pelas Diretrizes. Essa prática é padronizada por meio de procedimentos do SGI e permite que os objetivos e metas resultantes das estratégias definidas pela Alta Direção sejam desdobrados até chegar aos níveis operacionais, onde são efetivamente implementados.

Sobre a FNQ
Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. Desta maneira, a FNQ contribui com o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A instituição é responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência em gestão do País.

O PNQ é o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. Para isso, adota três formas de reconhecimento:

Premiada – a organização que atendeu de forma harmônica e balanceada a todos os Fundamentos da Excelência, avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando excepcionais resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados.

Finalista – a organização que atendeu de forma harmônica e balanceada à maioria dos Fundamentos da Excelência avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando bons resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em muitas práticas e resultados.

Destaque por Critério – a organização que apresentou destaque no atendimento a um determinado critério, evidenciado por meio da pontuação e do atendimento harmônico e balanceado daqueles itens. Para receber este reconhecimento, a organização deve ainda atender aos seguintes pré-requisitos:

- alcançar, no mínimo, 70% da pontuação do critério;

- apresentar resultados relevantes;

- Obter, após ser visitada, uma pontuação global.

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade