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ELETRIFICAÇÃO
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Volvo testa caminhões elétricos pesados na Europa

Após início da produção em série de elétricos semipesados, a empresa inicia testes reais com elétricos pesados; Montadora recebe encomenda de 70 caminhões elétricos nos EUA

Assessoria de Imprensa

22/10/2020 11h00 | Atualizada em 22/10/2020 12h08


Desenvolvidos para operações na construção, os veículos iniciaram em outubro as primeiras operações de campo na Europa. Dois caminhões pesados 100% elétricos serão entregues para a Swerock, fornecedora de materiais e serviços para construção que possui mais de 360 pedreiras e 60 usinas de concreto na Escandinávia.

Um caminhão Volvo FM elétrico equipado com betoneira fará entregas de concreto, enquanto um Volvo FMX elétrico equipado com guindaste será utilizado em construções maiores e obras de infraestrutura dentro de centros urbanos.

Os veículos rodarão em operações regulares da Swrock, avaliando especialmente o desempenho do trem de força elétrico e a eficiência do sistema de recarga das baterias.

“Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Isso se aplica também para caminhões elétricos.”

Além de analisar o desempenho dos veículos em

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Desenvolvidos para operações na construção, os veículos iniciaram em outubro as primeiras operações de campo na Europa. Dois caminhões pesados 100% elétricos serão entregues para a Swerock, fornecedora de materiais e serviços para construção que possui mais de 360 pedreiras e 60 usinas de concreto na Escandinávia.

Um caminhão Volvo FM elétrico equipado com betoneira fará entregas de concreto, enquanto um Volvo FMX elétrico equipado com guindaste será utilizado em construções maiores e obras de infraestrutura dentro de centros urbanos.

Os veículos rodarão em operações regulares da Swrock, avaliando especialmente o desempenho do trem de força elétrico e a eficiência do sistema de recarga das baterias.

“Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Isso se aplica também para caminhões elétricos.”

Além de analisar o desempenho dos veículos em si, os testes também vão monitorar o ecossistema da eletromobilidade como um todo, para identificar oportunidades de recarga alinhadas às demandas de produtividade.

“Nossas soluções elétricas precisam atender às demandas de alta produção e disponibilidade de nossos clientes”, afirma. “Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento.”

Encomenda – No outro lado do mundo, a Volvo Trucks North America fechou acordo de 21,7 milhões de dólares para a entrega de 70 caminhões elétricos VNR a bateria no sul da Califórnia, onde os veículos atuarão na distribuição regional de carga com emissões zero.

O programa ‘Targeted Air Shed Grant’, da Environmental Protection Agency (EPA), destinou 20 milhões de dólares em financiamento, complementados por 1,7 milhão de dólares do Distrito de Gestão da Qualidade do Ar da Costa Sul (South Coast AQMD, em inglês), a fim de melhorar a qualidade do ar na região.

A empresa se comprometeu a entregar os caminhões até o 3º trimestre de 2022, permitindo ao menos um ano completo de operações até o final do projeto, em 2023. O anúncio chega quando a Volvo Trucks se aproxima do lançamento oficial de seu modelo VNR Electric da Classe 8, previsto para o final deste ano.

A montadora afirma que vai aproveitar as melhores práticas assimiladas com o projeto Volvo LIGHTS (Low Impact Green Heavy Transport Solutions) para introduzir caminhões e equipamentos elétricos a bateria em grande escala no mercado norte-americano.

"Esta encomenda proporciona uma excelente oportunidade para acelerar ainda mais o ecossistema concebido por meio do projeto, de modo a apoiar o fornecimento em larga escala de caminhões pesados elétricos a bateria", diz Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.

Ao longo de sua vida útil, prevê-se que os caminhões VNR Electric reduzam as emissões de 152,6 toneladas de NOx, 53.160 toneladas de CO2 e 1,3 tonelada de PM.

"Colaborações inovadoras como essa são fundamentais para trazer ar puro ao sul da Califórnia, permitindo que os caminhões pesados operem em comunidades que enfrentam o peso da poluição atmosférica", afirma Wayne Nastri, executivo da AQMD da Costa Sul.

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