FECHAR
15 de outubro de 2020
Voltar

Volvo lança versão mais leve de caminhão-betoneira

Cerca de 900 kg mais leve, a nova versão VM Light Mixer permite transportar até 1 m³ a mais de concreto, assegura a fabricante
Fonte: Assessoria de Imprensa

Segundo a empresa, a nova versão VM Light Mixer traz alterações em relação ao VM 8x4 tradicional que, somadas, possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 kg para 7.920 kg, ou 900 kg a menos.

O caminhão recebeu a nova betoneira HTM Lightweight da Liebherr, também projetada para redução de peso. Com Isso, a tara total do conjunto (caminhão + betoneira) foi reduzida em quase 2.500 kg, para 11.650 Kg, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

“A Volvo aprimorou o caminhão, reduzindo peso sem comprometer a reconhecida robustez do veículo”, destaca Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da marca. Segundo ele, o chassi da linha é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. Além disso, a fabricante optou por uma distância de entre-eixos de 4.550 mm, buscando melhor distribuição de peso na betoneira.

Com cabina curta, o caminhão vem equipado com tanques de combustível de 200 litros e de Arla 32 de 50 litros, que – segundo a empresa – permitem rodar o dia todo sem reabastecimento. Outras características do equipamento incluem propulsor de 270 cv, transmissão manual de 9 marchas, pneus 275/80 R22,5, suspens&ot...


Segundo a empresa, a nova versão VM Light Mixer traz alterações em relação ao VM 8x4 tradicional que, somadas, possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 kg para 7.920 kg, ou 900 kg a menos.

O caminhão recebeu a nova betoneira HTM Lightweight da Liebherr, também projetada para redução de peso. Com Isso, a tara total do conjunto (caminhão + betoneira) foi reduzida em quase 2.500 kg, para 11.650 Kg, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

“A Volvo aprimorou o caminhão, reduzindo peso sem comprometer a reconhecida robustez do veículo”, destaca Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da marca. Segundo ele, o chassi da linha é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. Além disso, a fabricante optou por uma distância de entre-eixos de 4.550 mm, buscando melhor distribuição de peso na betoneira.

Com cabina curta, o caminhão vem equipado com tanques de combustível de 200 litros e de Arla 32 de 50 litros, que – segundo a empresa – permitem rodar o dia todo sem reabastecimento. Outras características do equipamento incluem propulsor de 270 cv, transmissão manual de 9 marchas, pneus 275/80 R22,5, suspensões traseiras com molas parabólicas e 4º eixo direcional dianteiro, que opcionalmente pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras.

Também como opcional, o caminhão pode ser equipado com rodas de alumínio e banco de passageiros para duas pessoas, assim como o motor, que pode receber escape vertical. Externamente, o modelo traz para-choque em aço, mais leve, além de conjunto ótico com luzes diurnas em LED.

“O novo Volvo VM Light Mixer reúne diversas especificações que, seguramente, o tornam a melhor opção para as atuais exigências desse tipo de aplicação”, ressalta Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo Trucks.

Confira a cobertura completa do lançamento na edição de novembro da Revista M&T.