P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
PREMIAÇÃO
Voltar

Trimble anuncia vencedores do Tekla 2020 Global BIM Awards

Vencedor do melhor projeto BIM de 2020 é a Ponte Randselva, na Noruega, a mais longa do mundo até agora

Assessoria de Imprensa

08/10/2020 11h00 | Atualizada em 08/10/2020 18h00


A Trimble anunciou os vencedores do prêmio “Tekla Global Building Information Modeling (BIM)”, uma competição bienal que mostra os projetos de construção estrutural mais impressionantes do mundo que usam soluções Tekla. O vencedor do melhor projeto BIM de 2020 é a Ponte Randselva na Noruega, que detém a distinção de ser a ponte mais longa do mundo até agora, projetada e construída usando um processo sem desenho baseado em modelo e que ilustra os benefícios usando uma ampla gama de tecnologias Trimble.

Desde 1999, o Tekla Global BIM Awards acolhe projetos que exibem inovação e ultrapassam os limites da engenharia estrutural e do BIM. Mais de 135 projetos foram inscritos na competição deste ano, que incluiu vencedores do Tekla Regional BIM Awards de 36 países.

Os vencedores foram selecionados por um comitê de especialistas da indústria que incluiu Burcu Akinci, professor de engenharia civil e ambiental e reitor associado de pesquisa da Faculdade de Engenharia da Carnegie Mellon University; Anders Carlén, editor-chefe da Byggindustrin and Fastighetsnytt, as principais publicações sueca

...

A Trimble anunciou os vencedores do prêmio “Tekla Global Building Information Modeling (BIM)”, uma competição bienal que mostra os projetos de construção estrutural mais impressionantes do mundo que usam soluções Tekla. O vencedor do melhor projeto BIM de 2020 é a Ponte Randselva na Noruega, que detém a distinção de ser a ponte mais longa do mundo até agora, projetada e construída usando um processo sem desenho baseado em modelo e que ilustra os benefícios usando uma ampla gama de tecnologias Trimble.

Desde 1999, o Tekla Global BIM Awards acolhe projetos que exibem inovação e ultrapassam os limites da engenharia estrutural e do BIM. Mais de 135 projetos foram inscritos na competição deste ano, que incluiu vencedores do Tekla Regional BIM Awards de 36 países.

Os vencedores foram selecionados por um comitê de especialistas da indústria que incluiu Burcu Akinci, professor de engenharia civil e ambiental e reitor associado de pesquisa da Faculdade de Engenharia da Carnegie Mellon University; Anders Carlén, editor-chefe da Byggindustrin and Fastighetsnytt, as principais publicações suecas de construção e imóveis; Aarni Heiskanen, um agente de inovação em construção e arquiteto, consultor e desenvolvedor de software empresarial; e Michael Evans, um veterano da indústria e diretor do segmento de detalhamento e fabricação da Trimble.

O comitê de seleção avaliou os projetos com base em uma avaliação de colaboração, implementação, inovação e construtibilidade.
“Os projetos vencedores alcançam a combinação perfeita de usar a tecnologia de maneiras inovadoras e ter a coragem de ir além em busca de um processo de construção e design mais inteligente e eficiente”, disse Aarni Heiskanen, membro do comitê de seleção. “A Ponte Randselva, em particular, mostra as eficiências que podem ser obtidas com modelagem paramétrica e colaboração entre equipes, bem como a criatividade e as possibilidades estruturais que a tecnologia de modelagem traz para projetos incrivelmente complexos e grandes”.

Os vencedores do Tekla Global BIM Awards 2020 são:

Melhor Projeto BIM e Melhor Projeto de Infraestrutura
Ponte Randselva - Noruega
Sweco Engenharia Estrutural, PNC, Armando Rito, Isachsen

A Ponte Randselva é a primeira ponte de seu tamanho a ser construída usando um processo sem desenho e baseado em modelo. O projeto desafiou o status quo ao contar com um modelo 3D paramétrico como a única documentação oficial e fonte de informações necessárias para construir a ponte sem desenhos.

O software Tekla Structures ajudou os engenheiros a superar os desafios relacionados à geometria delgada e complexa da ponte e ao reforço pesado, enquanto a detecção de choque garantiu que o projeto fosse construtível. As equipes da Sweco na Noruega, Finlândia, Dinamarca e Polônia usaram o Tekla Model Sharing para trabalhar no mesmo modelo diariamente.

Melhor Projeto Comercial
One Nine Elms - Reino Unido
Resolva o Projeto Estrutural

One Nine Elms é um empreendimento de uso misto na margem sul do Rio Tamisa, com um valor total de projeto de aproximadamente 328 milhões de euros. O BIM foi especialmente útil no detalhamento de uma das jangadas de base central localizadas dois andares abaixo do solo, exigindo que todas as plantas e materiais fossem fornecidos por meio de pequenos buracos e construídos em condições restritas. Ao longo do projeto, o modelo 3D serviu como uma única fonte de verdade e o modelo imediatamente destacou áreas de forte congestionamento e severos choques de vergalhões que teriam causado atrasos caros.

O empreiteiro de concreto também se beneficiou da modelagem Tekla 3D, pois esse projeto de construção exigia uma logística detalhada e cuidadosamente planejada devido às complexas condições de trabalho e à magnitude do vazamento do concreto. O projeto apresenta um dos maiores vazamentos contínuos de concreto já realizado no centro de Londres, que os trabalhadores concluíram com sucesso visualizando modelos 3D no campo usando a plataforma de colaboração Trimble Connect.

Melhor Projeto Industrial
Estação de tratamento de águas residuais de Blominmäki - Finlândia
Autoridade de Serviços Ambientais da Região de Helsinque HSY, YIT Oyj, AFRY Finland Oy, FCG Finnish Consulting Group Oy, A-Insinöörit Oy

A planta de Blominmäki, uma das estações de tratamento de águas residuais mais produtivas dos países nórdicos, envolvia um vasto gerenciamento de dados. A planta consiste em 93.000 metros cúbicos de concreto, 9 mil toneladas de barras de reforço e 1,5 mil toneladas de aço estrutural.

Os dados para planejamento, projeto e engenharia são originados em várias fontes. Portanto, a capacidade de colaborar e compartilhar informações entre disciplinas e partes interessadas com o Trimble Connect provou ser crítica para o sucesso do projeto.

Melhor Projeto Público
Hospital da Universidade de Helsinque (HUS) Bridge Hospital - Finlândia
A-Insinöörit Suunnittelu Oy, HUS Kiinteistöt Oy, SRV Rakennus Oy, Equipe Integrada (AW2 Arkkitehdit Oy, Brunet Saunier Architecture S.A, Arkkitehtuuritoimisto B&M Oy, Arkkitehtitoimisto Harris-Kjisik Oy, grupo Peiklund Oy), Peikl

O HUS Bridge Hospital e a extensão do investimento do Departamento de Radioterapia estão avaliados em cerca de 303 milhões de euros e exigiu mais de 8.000 unidades pré-fabricadas e mais de 4.000 toneladas de aço. Ao longo do processo de design, os modelos 3D desempenharam um papel importante na colaboração, ajudando as partes interessadas a visualizar o design e coordenando um grande número de disciplinas e subcontratados.

O gerenciamento de informações eficiente foi essencial para os 16 campos diferentes de planejamento e 194 submodelos do projeto. Recursos de realidade aumentada e virtual foram utilizados para ajudar o cliente a visualizar e participar do processo de design. Quando a construção começou, as equipes continuaram a aproveitar os dados construtíveis, com 100 trabalhadores do local acessando o modelo em dispositivos móveis todos os dias.

Melhor projeto de esportes e recreação
Saga Natatorium - Japão
Yantai Daizo Design Co., Ltd

A piscina das Olimpíadas de Tóquio 2020 é uma estrutura SRC (concreto armado com aço) com um peso total de aproximadamente 1.300 toneladas. O modelo foi concluído em apenas dez meses por uma equipe de cinco pessoas.

O desenho do projeto era complexo devido aos orifícios de reforço exigidos no SRC e nas estruturas de aço, e a forma única da estrutura, que dificultava o desenho. Esses desafios foram superados usando a funcionalidade de autoconexão do Tekla Structures para criar conexões com os nós no modelo.

Melhor Projeto Pequeno
Torre de transmissão em forma de leão e águia - Rússia
Belenergomash BZEM, LLC

Projetada para representar o símbolo da cidade, a torre tem a forma de um leão e uma águia e contém 5.869 peças, montadas e soldadas em 1.619 elementos de envio e conectadas à instalação de 5.805 parafusos.

Os perfis de aço da torre foram cortados e perfurados usando dados CNC (controle numérico de computador) diretamente do modelo Tekla Structures. Sem montagem experimental pela fábrica, o modelo deu à equipe a confiança de que as peças se conectariam corretamente.

Melhor Projeto de Aluno
A nova mesquita de Kalimantan - Indonésia
Universitas Lambung Mangkurat; Muhammad Reza Fardian, Dwi Kurniawan, Muhammad Rizqon Cahyadi, Muhammad Nurhalis Majid

A mesquita foi projetada para ocupar um hectare e acomodar aproximadamente 16.000 fiéis. Elementos da cultura local original de Kalimantan, que são as tribos Banjar e Dayak, estão integrados ao design.

Uma combinação de aço e concreto, a mesquita foi projetada e modelada com SketchUp e Tekla Structures da Trimble. Os alunos também usaram a ferramenta de visualização integrada no Tekla Structures para a renderização 3D estrutural.

Melhor Projeto de Desenvolvedor
Verificação da folga do parafuso - EUA
Consultores JMT

A verificação de folga do parafuso é uma aplicação do Tekla Structures que verifica se há espaço suficiente para montar os parafusos. A ferramenta vencedora resolve um problema real e ajuda os profissionais em seu trabalho.

O aplicativo, desenvolvido em apenas 15 horas pela JMT Consultants, mostra com que rapidez novas ferramentas realmente úteis podem ser criadas usando uma interface de programação fácil. A ferramenta vencedora se alinha com a intenção estratégica da Trimble de ser aberta e incentiva novos desenvolvedores a experimentar a programação com Tekla Open API.

Reconhecimento Especial
Twickenham Riverside Development Bid - Reino Unido
Compromisso Mason Navarro

Essa proposta de projeto tinha como objetivo revitalizar uma seção do rio Tâmisa e impulsionar a melhoria econômica para a área mais ampla de Twickenham. O uso imaginativo e inovador do projeto Tekla Structural Designer para design multimaterial de geometria complexa e seu foco na sustentabilidade ao incorporar madeira rendeu ao projeto um reconhecimento especial.

O dossel de madeira e a estrutura de concreto armado moldado no local foram modelados para dar ao proprietário uma melhor compreensão da viabilidade e restrições estruturais do dossel.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade