FECHAR
19 de julho de 2019
Voltar

/ Sustentabilidade: Tendências Globais

Além disso, o sistema oferece ainda a possibilidade de acessar relatórios sobre a quantidade de carbono resgatada por uma árvore ou área. “Nossa solução inteligente quantifica o valor de gás carbônico resgatado em cada árvore, informando o valor total de cada projeto”, esclarece Nodari. “A ideia é ter a precificação do crédito de carbono, dando lastro a ele para, inclusive, ser comercializado via blockchain.”

O sistema está 100% na nuvem, diz ele, o que possibilita o acesso de qualquer lugar, por meio de tablets, smartphones ou computadores. As TAGs desenvolvidas pela Anubz possuem um QR Code com geolocalização, uma película de proteção ecológica e informações sobre o projeto para fácil identificação e manutenção. Além da espécie e tamanho de cada árvore registrada, o usuário consegue saber quais são as árvores primárias e secundárias e quais delas estão em extinção, por exemplo.

Nodari conta que esse sistema foi adotado pela prefeitura de Campinas (SP) para a gestão de todas as árvores no município. “Praticamente 90 mil árvores já estão geolocalizadas, divididas em projetos diferentes”, diz ele.

Um diferencial desse projeto é que a população também pode entrar em contato com a prefeitura local por meio da Anubz. “Impantamos no sistema a possibilidade de a população local solicitar, via QR Code das TAGs, a poda de uma árvore”, acrescenta o executivo.