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21 de novembro de 2019
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TENDÊNCIAS

Startup leva inovação para o setor de loteamentos

Startup InstaCasa usa tecnologia para apresentar ao comprador uma grande diversidade de projetos de arquitetura para o seu lote
Fonte: Assessoria de Imprensa

O mercado de loteamentos é um dos que mais cresce no Brasil, apenas no Estado de São Paulo são licenciados aproximadamente 150.000 lotes por ano.

Segundo estudo da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), os lotes residenciais aparecem na liderança dos interessados em investir nesse setor, representando 80% do total.

Para trazer mais inovação ao setor, os empreendedores Maurício Carrer, Denis Cossia, Alexandre Hepner e Odilon Castriota criaram a InstaCasa uma construtech que permite que potenciais compradores visualizem uma grande variedade de projetos de arquitetura para implantação em cada lote no lançamento do empreendimento.

Desde 2017, a startup já ajudou mais de 15 loteadoras na fase de vendas, facilitando a tomada de decisão ao tangibilizar o sonho do potencial cliente, se estabelecendo como o “decorado” dos loteamentos

Segundo Maurício Carrer, CEO da InstaCasa, a ideia é reduzir as incertezas quanto ao que pode ser construído, aumentando a percepção de valor no momento da compra, com um projeto que satisfaça as necessidades do comprador.

“É possível aplicar filtros na busca pelo projeto ideal como, por exemplo, o número de dormitórios, área construída e até ...


O mercado de loteamentos é um dos que mais cresce no Brasil, apenas no Estado de São Paulo são licenciados aproximadamente 150.000 lotes por ano.

Segundo estudo da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), os lotes residenciais aparecem na liderança dos interessados em investir nesse setor, representando 80% do total.

Para trazer mais inovação ao setor, os empreendedores Maurício Carrer, Denis Cossia, Alexandre Hepner e Odilon Castriota criaram a InstaCasa uma construtech que permite que potenciais compradores visualizem uma grande variedade de projetos de arquitetura para implantação em cada lote no lançamento do empreendimento.

Desde 2017, a startup já ajudou mais de 15 loteadoras na fase de vendas, facilitando a tomada de decisão ao tangibilizar o sonho do potencial cliente, se estabelecendo como o “decorado” dos loteamentos

Segundo Maurício Carrer, CEO da InstaCasa, a ideia é reduzir as incertezas quanto ao que pode ser construído, aumentando a percepção de valor no momento da compra, com um projeto que satisfaça as necessidades do comprador.

“É possível aplicar filtros na busca pelo projeto ideal como, por exemplo, o número de dormitórios, área construída e até estilo. Já chegamos a desenvolver mais de 500 modelos diferentes para um único empreendimento. A ideia é que, independente da necessidade do comprador, ele ache o projeto ideal em nossa plataforma”, conta Carrer.

O principal objetivo é apresentar ao potencial comprador a sua casa dos sonhos. Desta forma, usando diversas tecnologias como realidade aumentada, a tomada de decisão no momento da compra é mais assertiva.

“Nós conseguimos eliminar a percepção de que um lote é ruim em função de altas declividades, por exemplo, já que existem boas soluções arquitetônicas para qualquer tipo de lote”, explica o empreendedor, que também é arquiteto.

No início de 2019, a InstaCasa começou atuar junto a estratégia de lançamento de diversos empreendimentos brasileiros e tem um piloto com a Alphaville Urbanismo, tradicional empresa do setor.

Segundo Patrícia Hulle, superintendente de negócios da empresa, a InstaCasa foi uma das inovações escolhidas para participar da terceira edição do Alpha Inova, programa da Alphaville Urbanismo que seleciona startups para modernizar processos da companhia.

“Vamos oferecer os projetos desenvolvidos pela startup para parte dos clientes que adquirirem lotes dos nossos lançamentos. Essa é uma forma de entregar inovação para um público que, além de procurar o nosso conceito de bem viver, busca modernizar”, comenta Patrícia.

Até o final de 2019 a InstaCasa estará presente em mais de 35 empreendimentos espalhados por cinco estados do país, e espera dobrar este número até o final de 2020.

“O setor de loteamentos é bastante tradicional e pulverizado, não existem muitas iniciativas de inovação voltadas a este mercado. Por isso, queremos levar mais tecnologia e dinamizar os processos de venda e ocupação dos empreendimentos”, destaca o executivo.