FECHAR
08 de agosto de 2019
Voltar

TENDÊNCIAS

Sistema para gestão inteligente do concreto é desenvolvido com recurso de Internet das Coisas (IoT)

A GCP Applied Technologies apresenta o Verifi In-transit, que traz a tecnologia para transformar os processos e as operações da indústria do concreto
Fonte: Assessoria de Imprensa

A GCP Applied Technologies, empresa especializada no fornecimento de aditivos químicos para concreto e cimento, apresentará na 12ª edição da Concrete Show – Feira do Cimento e Concreto para a Construção, que acontece de 14 a 16 de agosto, em São Paulo, o Verifi In-transit, uma tecnologia baseada na IoT (Internet das coisas) que gerencia, monitora e ajusta o concreto durante o transporte.

De acordo com Rodrigo Lamarca, diretor comercial na América Latina, todas as informações coletadas e geradas pelo Verifi In-transit são armazenadas em um Big Data, hospedadas na nuvem e gerenciadas pelo próprio cliente e por um analista de negócio dedicado exclusivamente para cada cliente.

“Além disso, todos os dados e informações são protegidos por um contrato de confidencialidade”, garante Lamarca.

A plataforma utiliza sensores instalados no caminhão betoneira que medem, gerenciam e registram as propriedades do concreto no estado fresco.

O servidor na nuvem permite que os clientes fiquem conectados em tempo real e recebam dados e relatórios gerenciais que permitem a tomada de decisões gerenciais e estratégicas.

Essa tecnologia, inovadora no Brasil, explica, traz muitas vantagens: a garantia que o volume comprado é realmente igual ao volume contratado; aumenta a eficiência e a produtividade da concreteira; permite cumprir prazos mais curtos; facilita a concretagem; oferece o controle das principais variáveis e reduz o tempo de ciclo da produção do concreto.

“O principal diferencial dessa tecnologia é a garantia de que o concreto entregue na obra não tem nenhum tipo de alteração ao que foi contratado. Para a empresa que comprou o concreto, a construtora, por exemplo, o Verifi In-transit traz mais transparência nas informações, pois ele consegue acessar online e acompanhar tudo que está acontecendo com o concreto contratado. Além da garantia de entrega do volume, que é um grande desafio e preocupação para o mercado final do concreto”, explica Lamarca.

Segundo o executivo, o Verifi In-transit foi completamente repaginado e agora apresenta-se como uma solução de gestão do transporte do concreto e está disponível para a América Latina. O Verifi está ativo em mais de 3 mil caminhões na América do Norte, Ásia e Europa.