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Primeira ponte estaiada em curva do Brasil é construída com adesivo estrutural da HARD

O Hardfix Alta Fluidez foi utilizado para preenchimento das cavidades das aduelas da ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Assessoria de Imprensa

30/07/2015 11h46


O Fazer parte da história da engenharia do Brasil é motivo de orgulho para a HARD. A empresa é uma das fornecedoras de matéria-prima utilizada na construção da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, a primeira ponte estaiada em curva do Brasil e a primeira em pré-moldados, para a união das suas aduelas. A obra possui 2.830 metros de comprimento, começou a ser construída em 2012 e foi inaugurada na quarta-feira (15), como parte da duplicação da BR-101.

O consórcio formado pelas empresas Camargo Correia, Aterpa M. Martins e Construbase é o responsável pela obra, e tinha como necessidade encontrar um adesivo estrutural bi-componente com base epóxi, que atendesse as exigências do projeto. A solução apresentada pela HARD foi o Hardfix Alta Fluidez, que atendeu as expectativas. “O produto auxiliou a protensão provisória a unir as adulas até a protensão definitiva e após, vedou os canais, em que passam os cabos de aço, evitando umidade. Facilitou ainda, a aplicação nas aduelas, devido sua alta fluidez e tempo de cura adequado ao tempo de aplicação na aduela”, detalha Willyan Uliano Machado, comercial técnico da HARD.

Como ocorreu a aplicação

Ao todo 38.646 quilos de Hardfix Alta Fluidez foram fornecidos. O procedimento de aplicação ocorreu com a mi

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O Fazer parte da história da engenharia do Brasil é motivo de orgulho para a HARD. A empresa é uma das fornecedoras de matéria-prima utilizada na construção da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, a primeira ponte estaiada em curva do Brasil e a primeira em pré-moldados, para a união das suas aduelas. A obra possui 2.830 metros de comprimento, começou a ser construída em 2012 e foi inaugurada na quarta-feira (15), como parte da duplicação da BR-101.

O consórcio formado pelas empresas Camargo Correia, Aterpa M. Martins e Construbase é o responsável pela obra, e tinha como necessidade encontrar um adesivo estrutural bi-componente com base epóxi, que atendesse as exigências do projeto. A solução apresentada pela HARD foi o Hardfix Alta Fluidez, que atendeu as expectativas. “O produto auxiliou a protensão provisória a unir as adulas até a protensão definitiva e após, vedou os canais, em que passam os cabos de aço, evitando umidade. Facilitou ainda, a aplicação nas aduelas, devido sua alta fluidez e tempo de cura adequado ao tempo de aplicação na aduela”, detalha Willyan Uliano Machado, comercial técnico da HARD.

Como ocorreu a aplicação

Ao todo 38.646 quilos de Hardfix Alta Fluidez foram fornecidos. O procedimento de aplicação ocorreu com a mistura dos componentes A e B por meio de um agitador, aplicado em uma furadeira para garantir a homogeneização. Na sequência, foram realizadas as limpezas das interfases das aduelas, a mistura foi aplicada manualmente com auxílio de espátulas metálicas.

Em seguida, a grua encostou uma aduela contra a outra para a colocação das barras roscadas de protensão provisória. As barras foram colocadas nos devidos lugares e com auxílio de um macaco hidráulico, submetidas a uma força de compressão de 45 toneladas, uma aduela contra a outra novamente, para garantir a adesão até a protensão definitiva com cordoalhas.

Diferenciais do Hardfix Alta Fluidez

Trata-se de um adesivo estrutural com base epóxi bi-componente de alta fluidez, de fácil aplicação, excelente aderência, que possui tolerância à umidade e elevadas resistências mecânicas e de tração.

Um produto recomendado para colagem de superfícies de concreto, argamassa, cerâmica, mármore, fibro-cimento, madeira e outras aplicações, tais como: Chumbamento de ferros para reforço estrutural, arranques em colunas, vigas e paredes diafragma; Colagem entre elementos pré-moldados, juntas de concretagem (juntas frias) e colagensentre concreto velho e concreto novo; Colagem de chapas de aço no concreto e insertos metálicos.

A grande obra do Sul do país

A ponte Anita Garibaldi é uma obra majestosa. Sua alta tecnologia avança sobre o Canal das Laranjeiras, mostrando todos os detalhes de um desenho planejado e estruturado com produtos de ponta.

Ela é parte da duplicação da rodovia BR-101, que faz a ligação do Brasil de Norte a Sul, também conhecida como a Rodovia Translitorânea. Esse trecho da obra será essencial para sanar problemas de congestionamento que acontecem no sul do país.

A nova estrutura desafogará o trafego da Ponte Henrique Lage, inaugurada em 1934 e principal ponto de congestionamento atual. Ela recebe o nome de Anita Garibaldi como forma de homenagear a heroína brasileira e lagunense.

 

 

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