P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
TENDÊNCIAS
Voltar

TENDÊNCIAS

Novas tecnologias auxiliam indústria da construção civil

Precisão contínua, qualidade e segurança dos serviços, diminuição de retrabalhos, desperdícios materiais e financeiros, e a redução do tempo são alguns dos objetivos das novas tecnologias 3D

Assessoria de Imprensa

15/08/2019 11h00 | Atualizada em 15/08/2019 13h00


As novas tecnologias estão se desenvolvendo rapidamente em todas as áreas do conhecimento. Com este crescimento acelerado, está cada vez maior a oferta de soluções tecnológicas, inclusive, na indústria da construção civil.

“A indústria da construção civil sofrerá grande impacto nos próximos anos com tecnologias cada vez mais acessíveis e versáteis. Não apenas a qualidade dos serviços deve aumentar, como também a segurança no canteiro de obras, a diminuição de retrabalhos, desperdícios materiais e financeiros, e a redução do tempo gasto em atividades

...

As novas tecnologias estão se desenvolvendo rapidamente em todas as áreas do conhecimento. Com este crescimento acelerado, está cada vez maior a oferta de soluções tecnológicas, inclusive, na indústria da construção civil.

“A indústria da construção civil sofrerá grande impacto nos próximos anos com tecnologias cada vez mais acessíveis e versáteis. Não apenas a qualidade dos serviços deve aumentar, como também a segurança no canteiro de obras, a diminuição de retrabalhos, desperdícios materiais e financeiros, e a redução do tempo gasto em atividades sem valor agregado”, explica o engenheiro Marcelo Rodacki, sócio-proprietário da empresa Wrodacki (Blumenau/SC).

Segundo Rodacki, estar por dentro das principais tendências e novidades do setor é fundamental para acompanhar o mercado e se manter competitivo.

“Cada vez mais verificamos realidades que até pouco tempo eram obras de ficção científica, como assistentes virtuais inteligentes, carros autônomos, realidade virtual e aumentada, machine learning, inteligência artificial e computação quântica”, comenta.

O executivo participou recentemente dos eventos Spar3D Expo & Conference e AEC Next Technology Expo + Conference, dois grandes eventos internacionais voltados a tecnologia 3D e construção civil, que neste ano ocorreram na Califórnia (EUA).

O engenheiro explica que a maior parte das soluções apresentadas durante os eventos giram em torno da captura de realidade através do escâner a laser 3D.

O escâner a laser 3D proporciona aumento de potencial produtivo, redução de visitas ao local, registro completo do ambiente, minimização de riscos, agilidade em campo, interoperabilidade, qualidade de dados, redução de retrabalhos, redução de equipe de campo e eliminação de atividades sem valor agregado.

“O equipamento fixo terrestre, que oferece os maiores níveis de precisão, continua presente em versões cada vez menores, leves e com maior alcance e qualidade”, ressalta.

Novas tecnologias

As ferramentas de sensoriamento 3D, processamento 3D e visualização 3D estão mudando o cenário da construção civil e a forma como os projetos são gerenciados e lançados.

Rodacki listou algumas das mais recentes tecnologias lançadas durante os eventos, como o escâner móvel, que vem surgindo em versões numerosas que visam atender diversos mercados, cada um com sua especificidade; o escâner sobre rodas, que ao ser conduzido por um operador escaneia os ambientes em movimento gerando uma nuvem de pontos; com a proposta de uma solução mais econômica para o público que não necessita da precisão oferecida pelos escâneres a laser, há o uso da fotogrametria na captura de realidade e geração de nuvem de pontos.

“Os drones, também constituem outra linha de produtos de captura de realidade que tem se difundido rapidamente. A captura de dados por meio deste equipamento, pode se dar tanto através de câmeras fotográficas quanto com o uso de escâneres a laser”, finaliza Rodacki.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade