27 de junho de 2019
Voltar

OBRAS

Nova área de check-in do aeroporto de Fortaleza é entregue

Com 78% das obras concluídas, a expansão do aeroporto está sendo realizada pelo consórcio integrado pela Método Potencial Engenharia
Fonte: Assessoria de Imprensa

A nova área de check-in doméstico e internacional do Fortaleza Airport foi apresentada à imprensa e autoridades no dia 24 de junho.

As instalações fazem parte do projeto de expansão do aeroporto, que está sendo executado pelo consórcio integrado pela Método Potencial Engenharia.

No dia 25 de junho também foi liberado o novo acesso viário ao aeroporto, que já conta com 78% das obras de expansão entregues.

Com mais de 15 mil m², o novo check-in oferecerá mais agilidade aos passageiros com suas 40 posições de atendimento no embarque doméstico, e outras 20 posições no embarque internacional.

O espaço conta ainda com novas esteiras de bagagens, além de lojas para vendas de passagens e back-offices das companhias aéreas.

Segundo Rafael Tadeu, gerente de obras da Método, o ritmo acelerado do empreendimento permitiu que o habite-se, junto à Prefeitura de Fortaleza, bem como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) pudessem já ser obtidos.

“A atuação de uma equipe multidisciplinar altamente especializada e a adoção de técnicas de engenharia de valor avançadas foram fundamentais para a eficiência dos trabalhos, redução de custos e melhor produtividade”, afirma.

O engenheiro de obras da Método, Laercio Pereira, responsável por este setor, destaca ainda o uso de estruturas metálicas no projeto, no lugar do concreto, uma solução mais rápida de se executar.

Além disso, a aplicação das metodologias Lean Construction e BIM contribuíram para mitigar riscos no planejamento e execução do projeto.

“Reduzimos drasticamente a quantidade de incompatibilidades entre os sistemas com a adoção de modelagem 3D de todo o aeroporto. Isso facilitou a integração dos ambientes com as estruturas existentes”, conta Pereira.

A transição dos passageiros para a nova área de check-in acontecerá gradativamente, e os trabalhos de reforma se concentrarão agora no antigo check-in.

“A complexidade do projeto traz desafios constantes, pois as obras acontecem sem interferir no funcionamento do terminal”, completa o gerente de obras da Método.