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Governo federal e estadual confirmam parceria de R$ 5,8 bilhões por túnel submerso entre Santos e Guarujá

Obra está inserida no PAC e será realizada com recursos da União e do Governo de São Paulo, cada um arcará com 50% dos custos.

G1

05/02/2024 11h20 | Atualizada em 07/02/2024 17h37


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) divulgaram no dia 2 de fevereiro a parceria para a execução das obras do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo. Durante o evento, eles não assinaram documentos.

O anúncio das obras, do projeto que é esperado pela comunidade há quase 100 anos, foi realizado durante a programação de aniversário de 132 anos do Porto de Santos. O evento ocorreu na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), no bairro Macuco, em Santos.

Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra é estimada em aproximadamente R$ 5,8 bilhões e será custeada com recursos dos orçamentos da União e do estado de São Paulo. Cada ente arcará com 50% do valor previsto.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou a importância do túnel para "futuras gerações do Brasil". Ele ainda garantiu que o desenvolvimento do Porto de Santos é uma das prioridades do ministério.

Por isso, segu

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) divulgaram no dia 2 de fevereiro a parceria para a execução das obras do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo. Durante o evento, eles não assinaram documentos.

O anúncio das obras, do projeto que é esperado pela comunidade há quase 100 anos, foi realizado durante a programação de aniversário de 132 anos do Porto de Santos. O evento ocorreu na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), no bairro Macuco, em Santos.

Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra é estimada em aproximadamente R$ 5,8 bilhões e será custeada com recursos dos orçamentos da União e do estado de São Paulo. Cada ente arcará com 50% do valor previsto.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou a importância do túnel para "futuras gerações do Brasil". Ele ainda garantiu que o desenvolvimento do Porto de Santos é uma das prioridades do ministério.

Por isso, segundo ele, além da ligação seca, a pasta segue com estudos da Parceria Público-Privada (PPP) da dragagem para aumentar a profundidade do canal do cais santista e, assim, a competitividade do complexo portuário.

Ao g1, o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, explicou que o cronograma aponta para lançamento do edital ainda no segundo semestre deste ano e início das obras em 2025. "Esse ano será um ano de formalidades. Estamos exatamente nesse momento cuidando da modelagem jurídica e econômica", disse.

Túnel – Entre os benefícios previstos com o túnel, estão a redução da poluição ambiental, segurança às pessoas que cruzam o canal do porto diariamente e melhor desempenho das operações portuárias.

De acordo com o projeto, o túnel terá 860 metros. Desta forma, a previsão é que a travessia dure menos de dois minutos, enquanto atualmente o tempo chega a uma hora pela estrada e pode variar de 20 minutos a duas horas pelas balsas.

Em dezembro do ano passado, a APS anunciou a contratação da empresa que fará a modelagem jurídica e econômica do túnel: a Fundação Vanzolini, uma organização sem fins lucrativos.

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