FECHAR
06 de junho de 2019
Voltar

SUSTENTABILIDADE / Fiesp debate resíduos sólidos, reciclagem e logística reversa durante a Semana do Meio Ambiente

O valor total da comercialização de certificados com as concorrências ultrapassou o montante de R$ 2,2 milhões.

No terceiro e último dia da Semana do Meio Ambiente, serão discutidas geração de energia e a política fiscal e tributária dos materiais recicláveis, com a presença de especialistas do setor e autoridades do Ministério do Meio Ambiente e de secretarias estaduais e municipais.

A 21ª Semana do Meio Ambiente celebra também o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, que é principal data das Nações Unidas para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental.

Cenário

Segundo o último Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, estudo realizado pela Associação Brasileira Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a geração total de resíduos foi de 78,4 milhões de toneladas em 2017, aumento de cerca de 1% em relação a 2016, sendo que a coleta regular atingiu 91,2% do que foi gerado.

Desta forma, cerca de 6,9 milhões de toneladas não foram coletadas pelos serviços municipais e tiveram destino desconhecido.

Apesar de comum e fazendo parte do dia a dia, o lixo é um assunto que ainda levanta dúvidas e preconceitos.

Luiz Gonzaga, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), destaca o papel das empresas do setor na criação de estratégias eficientes para o melhor tratamento de nosso lixo.

Para o executivo, as empresas que atuam no segmento, muito antes da própria Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, desenvolvem um trabalho de alto nível para a sociedade brasileira.

“O País carece de educação básica, o que não nos impede de buscar conscientizar o brasileiro, por meio de informações e debates sobre a importância da coleta, manuseio e destinação correta dos resíduos sólidos, bem como de todo o sistema de limpeza urbana”, pondera.