FECHAR
FECHAR
02 de agosto de 2018
Voltar

Institucional

Decor Social promove reforma de espaços filantrópicos

Fonte: Assessoria de Imprensa

Decor Social é uma associação sem fins lucrativos, com a missão de reformar e decorar instituições filantrópicas, que abrigam crianças e adolescentes. Como objetivo principal, a associação pretende transformar a vida desses indivíduos por meio da mobilização da classe de profissionais de arquitetos, paisagistas e designers de interiores para engajá-los na causa e agregar o maior número de empresas parceiras.

Fundada em setembro de 2017, por Katia Perrone, Andréa Bonventi, Vicente Parmigiani e Lucy Amicón, a motivação vem da inquietude e indignação de seus fundadores, em ver abrigos e instituições voltadas às crianças e adolescentes insalubres e deteriorados.  A organização e a coordenação das obras são feitas pela equipe da Decor Social e os profissionais voluntários ficam responsáveis pela montagem de seus ambientes.

“A ideia do projeto veio da minha vivência como voluntária em um abrigo de crianças onde, como designer de interiores, me incomodava ver os ambientes deteriorados e sem vida. Com a parceria de Parmigiani, montamos um modelo inspirado em uma Mostra de Decoração e, depois do sucesso do primeiro projeto, decidimos fundar uma associação. A vinda de Lucy e Andréa, para compor o quadro de fundadores, foi primordial para concretizar esse sonho”, diz Katia.

Até o momento, três casas abrigo da Associação Maria Helen Drexel (zona sul de São Paulo) foram entregues, totalizando 34 ambientes reformados, com participação de 52 profissionais entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas.  Para 2018, a meta é entregar quatro projetos completos. Com planos de expandir para outros estados, o foco é sempre proporcionar um poder maior de transformação social, para crianças e adolescentes.

Para uma casa de aproximadamente 200m², o valor estimado da obra de reforma é de R$ 50 mil, sem contabilizar materiais de acabamento e decoração ofertados pelas empresas parceiras. Esses custos são absorvidos pelas marcas parceiras, como as mais de 170 empresas que já participaram das primeiras edições, entre elas, destacam-se: Tintas Coral, Silvestre Vidros, Cerâmica Portinari, Todeschini, Construflama, Kian Arte em Tapetes, entre muitas outras.

Para a escolha de profissionais, é necessário fazer um cadastro no site e passar por uma análise de perfil. Já para as instituições a serem ajudadas, são selecionadas via cadastro no site e análise da documentação.