FECHAR
FECHAR
10 de outubro de 2018
Voltar

Concreto

Concreto não é tudo igual

Com 50 anos de atuação, a Engemix oferece mais de 4.000 tipos de concreto ao mercado brasileiro
Fonte: Assessoria de Imprensa

O concreto possui diversas características, além da resistência estrutural, que são importantes para uma obra. E de acordo com o que se pretende construir, há uma “receita”. Por exemplo, para erguer uma caixa d´água, uma garagem subterrânea ou edificações esteticamente exigentes, é possível utilizar tipo específico para obter melhor resultado.

O concreto também pode oferecer um bom acabamento e proporcionar agilidade da aplicação, reduzindo o tempo de concretagem, mas sem perder alta resistência e até mesmo a capacidade de fechar as fissuras que aparecem em todo concreto.

 

Customização do concreto

Com 50 anos de atuação no mercado de concreto completados em outubro desse ano, a Engemix é capaz de desenvolver mais de 4.000 tipos de concreto para atender a especificidade de cada cliente e entregar não um produto, mas sim, a solução. Soluções que contribuem para a produtividade da obra devido à tecnologia empregada.

Um exemplo é o concreto que está sendo usado em um projeto em São Paulo de proporções gigantescas. Em um terreno de 27 mil metros quadrados, a obra está transformando o antigo Hospital Matarazzo, tombado pelo patrimônio histórico, em um enorme complexo cultural, comercial e hoteleiro: a Cidade Matarazzo. As obras precisam preservar as estruturas que são tombadas, o que requer um trabalho extremamente minucioso. No total, a obra está restaurando o hospital, a maternidade e a capela, e construindo outros dois, sendo um deles uma torre de apartamentos luxuosos assinado pelo arquiteto francês Jean Novel – primeiro projeto dele em São Paulo.

O concreto usado na Cidade Matarazzo é o chamado Adensamix, que faz parte da Família Hi-Mix. Além da principal característica original desse produto – a fluidez – o concreto usado na Cidade Matarazzo tem algumas particularidades em seu traço para atender as demandas extremamente específicas deste projeto. Devido à fragilidade das estruturas, a aplicação do concreto precisava ser feita de uma forma suave. Para isso, o material precisava ser bastante fluido. A fluidez permitiu ainda maior agilidade na aplicação e uma redução no número de funcionários necessários para o trabalho. Como um dos prédios será uma torre de luxo, o acabamento tem um papel fundamental. O arquiteto optou por um concreto da cor preta, logo, o produto precisava ser pigmentado. Outro ponto importante foi aplicar uma tecnologia para o concreto fissurar menos, uma vez que áreas maiores tendem a ter mais rachaduras. Tudo isso sem falar na alta resistência absolutamente necessária para um projeto desse porte. A Engemix, portanto, a partir do Adensamix, desenvolveu um traço sob medida, com todas essas características e customizado para a Cidade Matarazzo.

Produção editorial: Revista Grandes Construções – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral