FECHAR
FECHAR
01 de novembro de 2018
Voltar

Economia

Bahia consolida espaço para discutir a alternativa das PPPs

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Nacional de PPPs Municipais em Salvador nos dias 28 e 29 de novembro
Fonte: Assessoria de Imprensa

A cidade de Salvador realiza em novembro um encontro dedicado à apresentação de soluções no formato de PPPs para alavancar investimentos em infraestrutura e serviços. A Bahia é pioneira na modalidade e hoje conta com sete parcerias público-privadas em operação.

O 2º Encontro Nacional de PPPs Municipais (http://www.totemeventos.com.br/2encontrogestores/index.html) acontece nos dias 28 e 29 de novembro, em Salvador, em um cenário pós-eleições presidenciais, propício para o debate sobre a possibilidade de desenvolvimento econômico a partir de ações conjuntas entre municípios e a iniciativa privada. A curadoria é da advogada Alana Gozales, em parceria com a empresa Totem Eventos.

Segundo os organizadores o momento do país exige uma reflexão sobre o melhor aproveitamento dos recursos públicos e a possibilidade de os municípios serem protagonistas na celebração de PPPs. Em 2017, o primeiro Encontro promovido em Salvador reuniu mais de 120 gestores municipais.

"Em 2018, a expectativa é termos uma mobilização ainda maior, em virtude do aumento no número de projetos de parcerias público-privadas municipais, inclusive entre municípios de menor porte", afirma Alana Gonzales. Para ela, existe uma dificuldade no âmbito municipal em contar com equipe qualificada para conceber, promover e gerenciar projetos de PPPs. "É importante que o gestor público entenda o processo das parcerias, superando a falta de cultura sobre o assunto", avalia.

Alana fez parte da assessoria jurídica da unidade de PPPs de Salvador durante quatro anos. Atualmente presta assessoria jurídica no município de Camaçari.

A abertura do evento contará com a presença do prefeito ACM Neto e a palestra inaugural, intitulada "Quais os desafios para que os projetos saiam do papel" será proferida por Carlos Nascimento, diretor da London School of Econom "Durante os dois dias o Encontro trará cerca de 15 palestras sobre temas ligadas aos processos de PPPs e "cases" de sucesso ou em andamento implementados por prefeituras nas áreas de iluminação, saneamento, presídios e outros fundamentais para o desenvolvimento do Brasil", afirma Aurélio Cardozo, diretor da Totem.

Produção editorial: Revista Grandes Construções – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral