FECHAR
19 de julho de 2018
Voltar

Sustentabilidade

Autoridade do governo chinês visita o Centro Sebrae de Sustentabilidade

Secretário do governo central chinês na Província de Shanxi e comitiva conheceram o edifício-sede premiado do CSS em Cuiabá, baseado nas casas indígenas; ele ficou admirado com o conhecimento ancestral do povo Yawalapiti em construções
Fonte: Assessoria de Imprensa

Hu Peing examinou a maquete da casa Yawalapiti, exposta no Centro Sebrae de Sustentabilidade, por cerca de 20 minutos, fazendo muitas perguntas; a sede do Centro foi baseada na casa deste povo indígena que vive no Xingu.

O Estado de Mato Grosso e a Província Shanxi (equivale a unidade estadual no Brasil) são irmãos, desde o ano passado, quando uma comitiva do governo chinês visitou Cuiabá e se reuniu com empresários e participou de encontro com o governador Pedro Taques. Nesta ocasião, foi estabelecida a aliança entre os dois estados para intercâmbio cultural, social e econômico.

Na manhã do dia 16 de julho, estes laços de amizade e cooperação foram estreitados. O secretário do governo do Partido Comunista chinês, Hu Pieng, que exerce o papel de representante do governo central da China Popular na Província de Shanxi, visitou o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) com comitiva.

Esta província é considerada um importante polo chinês industrial e de mineração. Ele ficou surpreso com o edifício-sede do Centro, construído baseado na sabedoria e conhecimento ancestrais das habitações indígenas do povo Yawalapiti.

Hu Pieng  estava acompanhado por parte da comitiva que veio a Mato Grosso para a visita oficial. Segundo assessores, participavam da comitiva 52 pessoas, entre representantes de empresas estatais e privadas, universidades e de vários setores.

Eles foram recepcionados por Eliane Chaves, diretora técnica do Sebrae MT, e Nager Amui, analista técnico do CSS. O secretário chinês fez muitas perguntas sobre o projeto arquitetônico e técnicas de construção. Ele informou sorridente que era engenheiro civil e, por este motivo, tanta curiosidade e perguntas. Hu Peing ficou sabendo que o edifício cuiabano é premiado e certificado internacionalmente como construção sustentável.

A autoridade chinesa demonstrou grande interesse em conhecer a arquitetura vernacular indígena adaptada ao prédio em concreto, vidro e estruturas de aço.  A diretora técnica do Sebrae MT o presenteou com o livro ´´Tecnologia indígena em Mato Grosso: Habitação`` do arquiteto e autor do projeto da sede do CSS, José Afonso Botura Portocarrero (em inglês).

“Esta é uma casa verde. É incrível os índios brasileiros terem pensado e feito construções assim, há mil anos. Temos, também, construções milenares em Shanxi. Vamos fazer intercâmbio de construção verde”, disse a autoridade do governo chinês, no final da visita.

Produção editorial: Revista Grandes Construções – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral