FECHAR
FECHAR
08 de novembro de 2018
Voltar

Engenharia e Construção

Abratec lança guias de controle tecnológico do concreto e de solos e pavimentos

Manuais estão disponíveis para download gratuito no site da entidade
Fonte: Assessoria de Imprensa

Você sabe como é feito o concreto e que é preciso seguir várias especificações para se obter um produto final com qualidade? Sabe que as empresas de saneamento e telefonia, por exemplo, precisam seguir várias normas para abrir ou consertar suas redes espalhadas pela cidade? A maioria da população desconhece essas informações. Por isso, a ABRATEC – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Construção Civil** está lançando dois manuais de procedimentos: a primeira edição do Guia Prático de Controle Tecnológico de Solos e Pavimentos e a quarta edição do Guia Prático de Controle Tecnológico do Concreto, esse último com revisões importantes e novas informações. De acordo com Paula Baillot*, presidente da entidade, os manuais são práticos e fáceis de consultar tanto por especialistas técnicos quanto por consumidores, como síndicos e zeladores de prédios, além de fiscalizadores de obras privadas e públicas, que precisam zelar pela qualidade das construções, e estudantes. Os guias estão disponíveis para download gratuito no site da ABRATEC (www.abratec-lab.org.br).

“A elaboração desses guias tem o objetivo de alcançar, além do meio técnico, toda a sociedade, para divulgar a importância do controle tecnológico da qualidade das obras em todas as esferas, pois é de fácil consulta. Ao seguir as orientações e dicas dos manuais, é possível evitar os problemas causados por um concreto de baixa qualidade, que pode resultar em acidentes graves, como desabamentos; e sérios desníveis de solos e pavimentos por intervenções mal feitas, onde não foram observadas as normas corretas de abertura de valas, reaterros e reconstituição de pavimentos, comuns em obras como as de empresas de água e saneamento que sempre encontramos pela cidade. Por todas essas características, acreditamos que esses guias são únicos no mercado”, diz a executiva.

Baillot observa ainda que o controle tecnológico, além de garantir maior segurança, reduz custos de obras com materiais e acelera a execução dos projetos. Também engenheira civil, a executiva afirma que por já estar na quarta edição o Guia Prático de Controle Tecnológico do Concreto mostra que a finalidade da entidade tem sido alcançada com sucesso e, por isso, a decisão de abordar o controle tecnológico de solos e pavimentos também em um manual.

Produção editorial: Revista Grandes Construções – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral