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Revista GC - Ed.82 - Agosto 2017
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Rodovias

Triunfo Concepa

Grupo: Triunfo

Descritivo da principal obra em execução

A Triunfo Concepa completou os 20 anos previstos em seu contrato de concessão em 4 de julho de 2017. A Agência Nacional de Transportes Terrestres estendeu o contrato da empresa em mais um ano, ou seja, até julho de 2018. Dessa forma, a empresa não tem nenhuma obra prevista para este período, tendo em vista que as obras previstas em contrato foram 100% concluídas. A concessionária segue prestando os mesmos serviços, como atendimento médico e auxílio mecânico 24 horas e conservação do trecho administrado, entre outros.

Descritivo da principal obra entregue em 2016

Em 2016 a Triunfo Concepa realizou a obra de alargamento do viaduto da Interseção da BR-290/RS (Free Way) com a Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, um dos pontos de maior tráfego do trecho concedido. A obra consistiu em alargar os viadutos no sentido do vão existente entre os viadutos, rediagramar as faixas das pistas, de forma a haver continuidade sem afunilamentos nesse ponto a rodovia que passou a ter quatro faixas de tráfego depois da construção da obra da 4ª faixa, além disso ainda permanecerá uma faixa aceleração/desaceleração (a mais à direita) para acesso à avenida Assis Brasil e Cachoeirinha. Anteriormente havia essa faixa de acesso e outras três para tráfego.

O valor investido nesta obra foi de cerca de R$ 2,2 milhões (data base julho 2017).

Também em 2016 foi realizada a obra de implantação do acostamento como faixa adicional em 15 quilômetros da Free Way no sentido litoral, com o objetivo de melhorar a fluidez na estrada em dias de grande concentração de veículos rumo às praias do Rio Grande do Sul e catarinenses.

A melhoria foi implementada entre o km 75 e o 60 da rodovia, em Gravataí. A adaptação da rodovia foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para garantir a segurança dos usuários, foram tomadas as seguintes medidas:

- Instalação de painéis com sinais luminosos piscantes (apenas quando eles estão ligados o tráfego no acostamento é autorizado)

- Sinalização intensa na via orientando motoristas sobre iní


Descritivo da principal obra em execução

A Triunfo Concepa completou os 20 anos previstos em seu contrato de concessão em 4 de julho de 2017. A Agência Nacional de Transportes Terrestres estendeu o contrato da empresa em mais um ano, ou seja, até julho de 2018. Dessa forma, a empresa não tem nenhuma obra prevista para este período, tendo em vista que as obras previstas em contrato foram 100% concluídas. A concessionária segue prestando os mesmos serviços, como atendimento médico e auxílio mecânico 24 horas e conservação do trecho administrado, entre outros.

Descritivo da principal obra entregue em 2016

Em 2016 a Triunfo Concepa realizou a obra de alargamento do viaduto da Interseção da BR-290/RS (Free Way) com a Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, um dos pontos de maior tráfego do trecho concedido. A obra consistiu em alargar os viadutos no sentido do vão existente entre os viadutos, rediagramar as faixas das pistas, de forma a haver continuidade sem afunilamentos nesse ponto a rodovia que passou a ter quatro faixas de tráfego depois da construção da obra da 4ª faixa, além disso ainda permanecerá uma faixa aceleração/desaceleração (a mais à direita) para acesso à avenida Assis Brasil e Cachoeirinha. Anteriormente havia essa faixa de acesso e outras três para tráfego.

O valor investido nesta obra foi de cerca de R$ 2,2 milhões (data base julho 2017).

Também em 2016 foi realizada a obra de implantação do acostamento como faixa adicional em 15 quilômetros da Free Way no sentido litoral, com o objetivo de melhorar a fluidez na estrada em dias de grande concentração de veículos rumo às praias do Rio Grande do Sul e catarinenses.

A melhoria foi implementada entre o km 75 e o 60 da rodovia, em Gravataí. A adaptação da rodovia foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para garantir a segurança dos usuários, foram tomadas as seguintes medidas:

- Instalação de painéis com sinais luminosos piscantes (apenas quando eles estão ligados o tráfego no acostamento é autorizado)

- Sinalização intensa na via orientando motoristas sobre início e fim do uso do acostamento

-  Velocidade máxima permitida de 70 km/h informada em placas de sinalização no acostamento

- Tráfego no acostamento apenas para veículos leves

- 12 refúgios para motoristas pararem e para atendimento de emergências

- Sete retornos operacionais na faixa de segurança (apenas para equipes de emergência)

- Cerca de 160 profissionais atuando nos serviços de atendimento emergencial médico e mecânico da rodovia e 33 veículos disponíveis para atendimentos de emergência

- Rediagramação das faixas. Faixa de segurança mantida com 2 metros. Duas primeiras faixas passam de 3,75 para 3,6 metros. Terceira faixa passa de 3,75 para 3,65 metros. Acostamento externo passa de 3 para 3,4 metros.

- 12 câmeras no trecho

- Comunicação à imprensa, site, app e redes sociais sempre que a liberação for feita

- Sistema com conexão à fibra ótica para acionamento dos painéis piscantes na rodovia, controlados pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da concessionária.

O valor investido nesta obra foi de cerca de R$ 8,1 milhões (data base julho 2017).

Principal projeto para 2018

A extensão do contrato da Triunfo Concepa pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), até julho de 2018, não prevê a realização de nenhuma nova obra neste período.

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