FECHAR
FECHAR
15 de dezembro de 2017
Voltar
Pré-fabricado de Concreto

Prêmio Obra do Ano da Abcic vai para o Shopping Parque da Cidade

Nesta edição, premiação recebeu número recorde de inscritos, com obras de diferentes segmentos

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) concedeu ao Shopping Parque da Cidade o prêmio de Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto. A solenidade de premiação ocorreu no final de novembro, em São Paulo, em cerimônia que reuniu empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais.

Em uma área total construída de 65,7 mil m², o empreendimento é composto por seis andares subsolos de garagens, quatro pavimentos de lojas, três pavimentos técnicos e a cobertura. O principal conceito do shopping é combinar entretenimento, socialização, natureza, cultura, diversidade, conveniência e também compras. São 120 lojas com área bruta locável de 20 mil m².

O Shopping Parque da Cidade está localizado dentro de um empreendimento multiuso da OR, que antes se chamava Odebrecht Realizações Imobiliárias. Conta ainda com 1 torre de salas comerciais, 5 torres corporativas, 1 hotel padrão luxo, 2 edifícios residenciais, quiosques e restaurantes integrados a um parque linear.

Pré-moldadas em destaque

Formada por estruturas pré-moldadas de concreto (lajes, vigas e pilares), com consolidação “in-loco”, a obra teve como desafio utilizar toda a estrutura do Shopping como resistente ao empuxo desequilibrado, porém mantendo a estrutura pré-moldada como premissa. O projeto estrutural foi de Francisco Paulo Graziano, o projeto arquitetônico de Luiz Felipe Aflalo Herman, do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, e o fornecimento das estruturas de pré-fabricado de concreto ficou a cargo da CPI.

Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, nesta edição houve um recorde de obras inscritas, o que demonstra a versatilidade dessa solução de engenharia para atender os mais diversos segmentos da construção, desde obras de pequeno porte, residenciais, industriais, de infraestrutura até as obras especiais. “O prêmio visa reconhecer os esforços e comprometimento do setor, dos engenheiros projetistas e dos arquitetos para o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto no Brasil. Além disso, a quantidade de projetos inscritos mostra que, mesmo neste período desafiador, nosso segmento continuou a trabalhar fortemente, trazendo técnica, qualidade, sustentabilidade, produtividade e cumprimento de prazos ousados dos clientes”, disse.