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Revista GC - Ed.32 - Novembro 2012
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Mobilidade Urbana - Porto Maravilha

Porto Maravilha dá início à construção da Via Expressa

Para a perfuração do túnel que integrará a via expressa, localizado sobre solo rochoso, o consórcio responsável pelas obras adotou o sistema de detonação controlada, com explosões diárias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A operação urbana Porto Maravilha deu início à construção de um túnel que fará parte da Via Expressa que substituirá a Avenida Rodrigues Alves, como parte do programa de reestruturação do sistema viário da Região Portuária do Rio de Janeiro. O programa faz parte do projeto do Porto Maravilha.

Somente na área da operação urbana, a via terá 3.610 metros e seis faixas de rolamento três no sentido Avenida Brasil e três em direção ao Aeroporto Santos Dumont. O novo acesso começará na Rua Primeiro de Março, em rampa, na altura da Praça Barão de Ladário, seguirá em um túnel de 2.010 metros até o Armazém 8 e continuará na superfície pela Avenida Rodrigues Alves até a Rodoviária Novo Rio. Com a extensão de mais 1.440 metros, na conexão entre a Via Expressa e o Aterro do Flamengo, para absorver o fluxo de tráfego após a demolição integral do Elevado da Perimetral, o túnel atingirá 3.450 metros, tornando-se o maior em área urbana do País. Hoje, o maior do Brasil é o Ayrton Senna, em São Paulo, com 2.178 metros.

A primeira intervenção da Concessionária Porto Novo, executora das obras e serviços do Porto Maravilha, será a construção de um poço de serviço na Avenida Venezuela, que dará acesso a operários e máquinas e servirá de entrada e saída de material. O recurso do poço de serviço – já adotado na obra do Túnel do Binário, na Praça Mauá permite a construção de túneis com menos interferências sobre o trânsito da cidade, porque as áreas escolhidas para a sua instalação são praças ou imóveis designados exclusivamente para a execução das obras, sem exigir o fechamento de ruas.

Para a escavação do novo poço, localizado sobre solo rochoso, a Porto Novo adotou a detonação controlada. O procedimento começou em 20 de outubro. Durante as detonações, as ruas na área de influência, como Edgar Gordilho, Coelho e Castro, Sacadura Cabral, Avenida Venezuela e Largo São Francisco da Prainha, são interditadas momentaneamente à passagem de carros e pedestres. Na operação, a Concessionária destaca operadores e controladores de tráfego para orientar os motoristas e pedestres.

Os imóveis na área de influência passaram por visto


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A operação urbana Porto Maravilha deu início à construção de um túnel que fará parte da Via Expressa que substituirá a Avenida Rodrigues Alves, como parte do programa de reestruturação do sistema viário da Região Portuária do Rio de Janeiro. O programa faz parte do projeto do Porto Maravilha.

Somente na área da operação urbana, a via terá 3.610 metros e seis faixas de rolamento três no sentido Avenida Brasil e três em direção ao Aeroporto Santos Dumont. O novo acesso começará na Rua Primeiro de Março, em rampa, na altura da Praça Barão de Ladário, seguirá em um túnel de 2.010 metros até o Armazém 8 e continuará na superfície pela Avenida Rodrigues Alves até a Rodoviária Novo Rio. Com a extensão de mais 1.440 metros, na conexão entre a Via Expressa e o Aterro do Flamengo, para absorver o fluxo de tráfego após a demolição integral do Elevado da Perimetral, o túnel atingirá 3.450 metros, tornando-se o maior em área urbana do País. Hoje, o maior do Brasil é o Ayrton Senna, em São Paulo, com 2.178 metros.

A primeira intervenção da Concessionária Porto Novo, executora das obras e serviços do Porto Maravilha, será a construção de um poço de serviço na Avenida Venezuela, que dará acesso a operários e máquinas e servirá de entrada e saída de material. O recurso do poço de serviço – já adotado na obra do Túnel do Binário, na Praça Mauá permite a construção de túneis com menos interferências sobre o trânsito da cidade, porque as áreas escolhidas para a sua instalação são praças ou imóveis designados exclusivamente para a execução das obras, sem exigir o fechamento de ruas.

Para a escavação do novo poço, localizado sobre solo rochoso, a Porto Novo adotou a detonação controlada. O procedimento começou em 20 de outubro. Durante as detonações, as ruas na área de influência, como Edgar Gordilho, Coelho e Castro, Sacadura Cabral, Avenida Venezuela e Largo São Francisco da Prainha, são interditadas momentaneamente à passagem de carros e pedestres. Na operação, a Concessionária destaca operadores e controladores de tráfego para orientar os motoristas e pedestres.

Os imóveis na área de influência passaram por vistorias cautelares visitas técnicas para avaliar as condições prévias dos prédios. Equipamentos de monitoramento e instrumentação em 133 edificações no entorno fazem análise permanente do comportamento do solo e dos imóveis ao longo do processo.  Durante a detonação, sismógrafos acompanham as vibrações e quaisquer impactos.

De acordo com a Concessionária Porto Novo, as operações de detonação seguem rigorosamente normas de segurança e prevenção aprovadas por órgãos de fiscalização e controle do município, estado e União.

Requalificação da Região Portuária

No projeto de reestruturação do sistema viário da Região Portuária carioca, o conjunto Elevado da Perimetral Avenida Rodrigues Alves será substituído pelas vias Expressa e Binário do Porto. Estudo de Tráfego demonstra que o fluxo em horário de pico terá capacidade aumentada em 38%. Onde hoje passam 7.600 veículos, poderão trafegar 10.500 após a implantação do novo sistema viário.

Via Binário do Porto

Com três pistas em cada sentido e 3,5 km de extensão, a Via Binário do Porto fará a distribuição interna do tráfego nos bairros da Região Portuária, com conexão com o Viaduto do Gasômetro, Avenida Francisco Bicalho e Centro. Terá dois túneis: Saúde (80 metros) e Binário (1.480 metros).

Via Expressa

A Avenida Rodrigues Alves, que hoje recebe o fluxo da Avenida Brasil e da Ponte Rio-Niterói, passará por grande alteração. Transformada em via expressa, sem saídas intermediárias, ganhará mais uma faixa de rolamento em cada sentido. Assim, quem sai do Centro com destino a Avenida Brasil, Região Serrana, Niterói ou Região dos Lagos terá o caminho livre e direto, sem interrupções. A Via Expressa terá o maior túnel urbano do País, com 3.450 metros de extensão, na ligação entre o Armazém 8 do Cais do Porto ao Aterro do Flamengo. Só na área do Porto Maravilha, o túnel terá 2.010 metros (até a Praça Barão de Ladário, próximo ao Santo Bento).

 

 

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