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Revista GC - Ed.13 - Março 2011
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Especial Nordeste / Logística

Pecém, um complexo portuário em expansão

O Complexo Portuário do Pecém registrou, em 2010, um crescimento de 64% em relação ao ano anterior, movimentando 3,1 milhões de toneladas (t) nos transportes de longo curso e cabotagem, contra 1,9 milhões em 2009. No longo curso foram transportadas 2,4 milhões t, enquanto a movimentação de cabotagem registrou a movimentação de 700 mil t. A meta para movimentação do Terminal portuário até 2020 é de 50 milhões t de mercadorias e 1 milhão de TEU’s – sigla para Twenty Feet or Equivalent Unit em inglês, que se refere aos containers modulares de 20’ (vinte pés).

O porto de São Gonçalo do Amarante movimentou 794 mil t em carga geral, 1,3 milhão em contêineres, 742 mil t em granel líquido e 286 mil t em granel sólido. A movimentação de contêineres registrou variação positiva de 20% em relação a 2009, quando foram transportados 138 mil, contra 167 mil no ano passado.

No quesito exportação foram transportadas 251 mil t de frutas, 75 mil t de minérios, 29 mil t de alumínio, 22 mil t de combustíveis minerais e 20 mil t de calçados. As importações registraram a movimentação de 766 mil t de ferro fundido, 628 mil t de combustíveis minerais, 103 mil t de sal, enxofre, gesso e cimento, 53 mil t de turbinas a vapor, máquinas e instrumentos mecânicos e 50 mil t de minérios. O porto de Pecém foi utilizado por 529 navios nos 12 meses do ano passado, o que representa uma elevação de 16% em relação ao mesmo período de 2009, quando 458 navios utilizaram o porto cearense nas suas operações.

Diversos investimentos estão previstos para preparar o porto para essa etapa de desenvolvimento, entre obras de infraestrutura e de melhoria dos serviços para usuários. Entre eles, a aquisição de um scanner, no valor de R$ 7,5 milhões, para agilizar o processo de inspeção interna dos conteiners, tornando mais eficientes e seguras as operações. Será instalado um bloco de utilidades e serviços que visa atender aos usuários do terminal portuário, disponibilizando áreas a interessados em desenvolver prestação de serviços prioritários, face à crescente movimentação de cargas no porto. Além disso, serão implantados restaurante, correios, banco, cartório, auditório, área de eventos, gráfica, lan house, entre outros serviços, no valor de R$ 5 milhões.


O Complexo Portuário do Pecém registrou, em 2010, um crescimento de 64% em relação ao ano anterior, movimentando 3,1 milhões de toneladas (t) nos transportes de longo curso e cabotagem, contra 1,9 milhões em 2009. No longo curso foram transportadas 2,4 milhões t, enquanto a movimentação de cabotagem registrou a movimentação de 700 mil t. A meta para movimentação do Terminal portuário até 2020 é de 50 milhões t de mercadorias e 1 milhão de TEU’s – sigla para Twenty Feet or Equivalent Unit em inglês, que se refere aos containers modulares de 20’ (vinte pés).

O porto de São Gonçalo do Amarante movimentou 794 mil t em carga geral, 1,3 milhão em contêineres, 742 mil t em granel líquido e 286 mil t em granel sólido. A movimentação de contêineres registrou variação positiva de 20% em relação a 2009, quando foram transportados 138 mil, contra 167 mil no ano passado.

No quesito exportação foram transportadas 251 mil t de frutas, 75 mil t de minérios, 29 mil t de alumínio, 22 mil t de combustíveis minerais e 20 mil t de calçados. As importações registraram a movimentação de 766 mil t de ferro fundido, 628 mil t de combustíveis minerais, 103 mil t de sal, enxofre, gesso e cimento, 53 mil t de turbinas a vapor, máquinas e instrumentos mecânicos e 50 mil t de minérios. O porto de Pecém foi utilizado por 529 navios nos 12 meses do ano passado, o que representa uma elevação de 16% em relação ao mesmo período de 2009, quando 458 navios utilizaram o porto cearense nas suas operações.

Diversos investimentos estão previstos para preparar o porto para essa etapa de desenvolvimento, entre obras de infraestrutura e de melhoria dos serviços para usuários. Entre eles, a aquisição de um scanner, no valor de R$ 7,5 milhões, para agilizar o processo de inspeção interna dos conteiners, tornando mais eficientes e seguras as operações. Será instalado um bloco de utilidades e serviços que visa atender aos usuários do terminal portuário, disponibilizando áreas a interessados em desenvolver prestação de serviços prioritários, face à crescente movimentação de cargas no porto. Além disso, serão implantados restaurante, correios, banco, cartório, auditório, área de eventos, gráfica, lan house, entre outros serviços, no valor de R$ 5 milhões.

Ampliação da infraestrutura off-shore
Ainda visando atender a crescente demanda de movimentação de contêineres e carga geral solta (crescimento médio anual de 47% e 76%, respectivamente, nos últimos 5 anos), está prevista a execução de um conjunto de obras de grande porte. A meta é dotar o terminal portuário do Pecém de instalações de atracação e operação adequadas à movimentação de contêineres e carga geral solta, bem como consolidar a vocação do terminal como porto concentrador de cargas.

Com os investimentos será possível manter a condição de maior exportador de frutas e pescados do Brasil e ainda disponibilizar estrutura especializada na movimentação de granéis sólidos.

Os principais investimentos são:


R$ 600 Milhões: Quatro correias transportadoras

Criação de condições operacionais adequadas de transporte de granéis sólidos mediante a utilização de processos seguros, rápidos e de menor custo;

R$ 410 Milhões: Implantação do TMUT
Novo terminal com dois berços, com capacidade de atendimento de modernos navios porta-conteiner que necessitam de grandes profundidades (até 4ª geração); píer 760m de comprimento; 115m de largura; ampliação do quebra-mar (1.000m); pátio de armazém de cargas de 87 mil m2; profundidade de 18m; capacidade estimada de movimentação de contêineres ampliada dos atuais 150 mil TEU´s/ano para 750 mil TEU’s/ano; prazo de implantação de 28 meses

R$ 250 Milhões: Dez equipamentos de carga e descarga
Descarregadores contínuos para a movimentação de granéis sólidos, guindastes tipo SLC para movimentação de granéis sólidos e guindastes tipo SLC para movimentação de placas.

R$ 240 Milhões: Ponte de acesso ao terminal de múltiplo uso
Construção de 1.800 m de ponte com largura de 33,5 m; ampliação da infraestrutura portuária; início em 2011 e conclusão para 2013.

R$ 240 Milhões: Construção de quatro berços de 350 m cada/Implantação de uma refinaria Premium Petrobrás
Meta física: 1.400 m de berço de atracação. Executor: Governo do Estado do Ceará. Início em 2013 e conclusão em 2016.

R$ 230 Milhões: Berços para exportação de placas (2013)
Construção de dois berços de 280 m cada, com retroárea de 115 m, ampliação da infraestrutura portuária; meta física: 660 m de berço de atracação com 115 m de retroárea; início em 2011 e conclusão em 2013.

R$ 220 Milhões: Rodovia sobre quebra-mar
Construção de 2.600 m de rodovia sobre um quebra-mar existente; ampliação da infraestrutura portuária; meta física: 2.600 m de rodovia sobre quebra-mar; início em 2011 e conclusão até 2013

R$ 200 Milhões: Construção de 2.160 m de quebra-mar em concreto
Meta física: 2.160 m de quebra-mar em concreto; início em 2011 e conclusão em 2014

R$ 200 Milhões: Construção de dois berços de 350 m
Ampliação da infraestrutura portuária; início para 2012 e conclusão para 2014

R$ 60 Milhões: Terminal Intermodal de cargas – TIC
Instalação de facilidades que possibilitem a prestação de serviços logísticos de apoio às empresas instaladas no CIP ou que movimentem cargas no terminal portuário de Pecém

 

 

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