FECHAR
04 de outubro de 2013
Voltar
Enquete Online / Para o leitor da revista Grandes Construções, mercado financeiro remunera engenheiro melhor que construtoras

Pedro Luiz Stahl

O mercado financeiro tem atraído engenheiros porque remuneram melhor e a solução é o mercado da construção remunerar melhor. Com a valorização dos profissionais brasileiros não precisaremos importar.

Gilberto Celso Hosins

Os bancos têm muito mais poder de fogo para atrair profissionais, pois há uma concorrência entre eles. Porém, um órgão mediador faz com que eles tenham uma rentabilidade muito maior que a maioria dos setores da economia.

A importação de mão de obra somente cria um clima de descontentamento na área receptora desta importação. O ideal é formarmos tais profissionais em casa; porém, como estamos uns 20 anos atrasados nesta decisão, hoje estamos tão escassos que talvez seja necessário importar mestres do conhecimento de engenharia para melhorar a capacidade de formação. Não por não termos estes, mas pela baixa quantidade.

Manuel Joaquim de Almeida Filho

Uma parte dos Engenheiros está se direcionando para áreas ligadas a bancos, seguradoras, corretoras de valores e outras atividades ligadas ao mercado financeiro. Uma parte opta por negócios próprios que envolvam um segmento específico de fornecimento de serviços para o próprio setor da construção.

Não creio que faltem engenheiros. Falta planejamento e falta conhecimento por quem busca contratá-los. Uma política clara de cargos e salários e a real valorização da formação e da capacidade do profissional por parte das empresas pode resolver essa evasão.