FECHAR
03 de outubro de 2017
Voltar
Momento Expo

NOVA EDIÇÃO DA M&T EXPO ACONTECERÁ EM 2018

O mercado de equipamentos para construção e mineração deve iniciar sua recuperação ainda neste ano. Segundo dados do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, a projeção é que ocorra um crescimento na comercialização de máquinas, após três anos consecutivos de queda. A estimativa é que as vendas alcancem uma alta de aproximadamente 8% ante 2016. A linha amarela (movimentação de terra) deverá apresentar um aumento de 6,6% em relação ao ano passado. Para os anos seguintes, a análise é que haja uma recuperação mais robusta até 2020.

Essa avaliação é sustentada pelos números da economia brasileira, que voltaram a ser positivos nos primeiros seis meses deste ano. Após oito trimestres consecutivos de queda, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1% no 1º trimestre deste ano ante o 4º trimestre do ano passado, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso do 2º trimestre, a prévia do PIB, calculada pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, registrou um expansão de 0,25% quando comparado ao 1º trimestre. Para a construção, o dado positivo está na geração de empregos, que no mês de julho alcançou um saldo positivo (724 vagas), rompendo uma sequência de 33 meses de fechamento de vagas.

Em meio a essa retomada, será promovida uma nova edição da M&T EXPO – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, em junho de 2018. Considerada a principal para o segmento na América Latina, a feira tem tido um papel preponderante no mercado nos últimos 20 anos ao debater o futuro do setor no país e ao demonstrar avançadas tecnologias e tendências inovadoras em máquinas de terraplenagem, pavimentação, içamento de cargas, perfuração de rochas, mineração, entre outros, além de motores, material rodante, peças e componentes.

Segundo depoimentos de expositores que participam desde a primeira edição, promovida em 1995, no Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, boa parte das tecnologias embarcadas ou serviços que podem ser vistosd em equipamentos nos dias de hoje no mercado foi inicialmente apresentada na M&T EXPO. Além disso, os fabricantes aproveitavam a realização da feira para expor, em primeira mão para o mercado, seus novos equipamentos, inovações tecnológicas, sistemas e componentes. Um exemplo que enfatiza o evento como uma vitrine tecnológica: as primeiras máquinas com cabine fechada foram levadas para a M&T EXPO e hoje já são usadas amplamente pelo setor por sua segurança, produtividade e conforto ao operador.