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Revista GC - Ed.61 - Julho 2015
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Matéria de Capa - Cobertura M&T Expo

No mundo mágico das máquinas e equipamentos

Engenheiros, mecânicos, operadores de máquinas, locadores, ou apreciadores de tecnologia, qualquer pessoa que se identificasse com uma dessas categorias, ou que de alguma forma estivesse ligado à cadeia da construção, e que circulasse pelo pavilhão de exposição ou pela área externa do São Paulo Expo, durante a M&T Expo 2015, se sentiria no paraíso. E certamente se perderia no labirinto de soluções que iam de pequenas peças de reposição às gigantescas gruas cujas torres pareciam tocar no céu. A feira, a maior da América Latina, se consagra, a cada edição, como a principal vitrine do setor no continente.

Os 45.755 visitantes do evento travaram contato direto com o estado da arte da tecnologia embarcada em máquinas e equipamentos de última vocacionadas para atuar em atividades diversas como para terraplanagem e pavimentação, transporte e aplicação de concreto, perfuração, içamento e elevação de cargas e pessoas, mineração, motores, geração de energia etc. Em tempo de crise econômica e racionamento de recursos naturais, como água e energia, as grandes vedetes eram as soluções que prometiam redução do consumo de combustível, menor custo de manutenção, diminuição no consumo de água, ou reaproveitamento desse insumo, maior rentabilidade e facilidade na operação.

Nessa edição, a primeira de uma série que retratará, mês a mês, o que foi a M&T Expo 2015, mostraremos aos nossos leitores as principais inovações apresentadas na feira.

CASE

O principal destaque da Case Construction na M&T Expo 2015 foi sua nova linha de tratores de esteiras, que reduzem o consumo de combustível em até 10%, segundo a empresa. “A linha de tratores de esteira que estamos apresentando proporciona, em um ano, economia de R$ 12 mil em combustível. Se a máquina trabalhar oito horas por dia, o cliente pode ter 13% a mais de produtividade e um ganho de 20% em eficiência”, afirma Roque Reis, vice-presidente da empresa para a América Latina.

A nova linha conta com os modelos 1150L (com peso operacional de 14.038 kg) e 1650L (17.243 kg), ambos na versão PAT, 2050M (22.446 kg), também na versão PAT, e BD (Bulldozer). Segundo Reis, a produção é realizada na fábrica de Contagem, Minas Gerais, e tod


Engenheiros, mecânicos, operadores de máquinas, locadores, ou apreciadores de tecnologia, qualquer pessoa que se identificasse com uma dessas categorias, ou que de alguma forma estivesse ligado à cadeia da construção, e que circulasse pelo pavilhão de exposição ou pela área externa do São Paulo Expo, durante a M&T Expo 2015, se sentiria no paraíso. E certamente se perderia no labirinto de soluções que iam de pequenas peças de reposição às gigantescas gruas cujas torres pareciam tocar no céu. A feira, a maior da América Latina, se consagra, a cada edição, como a principal vitrine do setor no continente.

Os 45.755 visitantes do evento travaram contato direto com o estado da arte da tecnologia embarcada em máquinas e equipamentos de última vocacionadas para atuar em atividades diversas como para terraplanagem e pavimentação, transporte e aplicação de concreto, perfuração, içamento e elevação de cargas e pessoas, mineração, motores, geração de energia etc. Em tempo de crise econômica e racionamento de recursos naturais, como água e energia, as grandes vedetes eram as soluções que prometiam redução do consumo de combustível, menor custo de manutenção, diminuição no consumo de água, ou reaproveitamento desse insumo, maior rentabilidade e facilidade na operação.

Nessa edição, a primeira de uma série que retratará, mês a mês, o que foi a M&T Expo 2015, mostraremos aos nossos leitores as principais inovações apresentadas na feira.

CASE

O principal destaque da Case Construction na M&T Expo 2015 foi sua nova linha de tratores de esteiras, que reduzem o consumo de combustível em até 10%, segundo a empresa. “A linha de tratores de esteira que estamos apresentando proporciona, em um ano, economia de R$ 12 mil em combustível. Se a máquina trabalhar oito horas por dia, o cliente pode ter 13% a mais de produtividade e um ganho de 20% em eficiência”, afirma Roque Reis, vice-presidente da empresa para a América Latina.

A nova linha conta com os modelos 1150L (com peso operacional de 14.038 kg) e 1650L (17.243 kg), ambos na versão PAT, 2050M (22.446 kg), também na versão PAT, e BD (Bulldozer). Segundo Reis, a produção é realizada na fábrica de Contagem, Minas Gerais, e todos os modelos podem ser financiados via Finame.

A Case também apresenta o modelo C da escavadeira hidráulica CX220, a pá carregadeira 721E XR com braço estendido e novas tecnologias para as máquinas, como o Machine Control - sistema que garante mais precisão e economia nas operações em motoniveladoras, tratores de esteira e escavadeiras hidráulicas.

A também empresa apresentou ao mercado o aplicativo SiteControl que, acoplado a motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas e tratores de esteira, é um opcional que determina a profundidade ideal para o corte do terreno, ou mesmo o melhor ângulo de ataque da caçamba para a remoção de material em obras. Esta tecnologia garante economia na mão de obra, pois reduz a demandas por greidistas, as demandas topográfocas e as horas de trabalho.

CATERPILLAR

A Caterpillar exibiu 20 modelos de diferentes segmentos e vários portes, com aplicação na cadeira da construção, dentre os quais escavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras e pavimentadoras. Entre os destaques estavam dois produtos recentemente nacionalizados: a escavadeira 318D2 L e o trator de esteiras D6K, que passaram a ser produzidos em Piracicaba (SP). Também fizeram sua estreia na América do Sul a pavimentadora de asfalto AP1055F com a mesa SE60 VT XW, a miniescavadeira hidráulica 302.7D e a retroescavadeira 420F2, que vai ser lançada oficialmente no país somente em agosto.

Com a renovação do portfólio, a empresa pretende prospectar novos nichos, expandindo sua base de atuação. “O que esperamos mais – e que é um pouco diferente do que foi no passado – é atrair clientes não tradicionais”, informou Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil. “Estamos prospectando clientes novos, que não tínhamos antes. São clientes que no passado utilizavam mais mão de obra e tinham equipamentos não tão eficientes.”

CIBER

Representante das marcas do Grupo Wirtgen, a Ciber expôs lançamentos recentes, como a nova série de pavimentadoras da marca Vögele e a linha de compactadores Hamm, destacando os modelos GRW280 de pneus e o rolo compactador 3411, produzido no Brasil. A fresadora Wirtgen W100 é outro equipamento produzido em Porto Alegre (RS) e que marcou presença no estande.

Da própria marca, a empresa destacou uma usina de asfalto de contrafluxo contínua da série UACF Advanced. Com capacidade de até 200 t/h, a solução é disponibilizada em cinco diferentes modelos e chega para atender a uma tendência em nichos específicos do mercado nacional. “As usinas móveis podem fazer a diferença nas concessões de longa extensão”, afirmou Luiz Marcelo Tegon, presidente da Ciber.

Nesse segmento, o executivo projeta uma demanda potencial de 10 a 15 unidades/ano no país, o que representa um market share de 65% no segmento, mas que não deve ser suficiente para manter o ritmo forte com que a empresa vinha crescendo nos cinco últimos anos. No período, a empresa dobrou de tamanho, sendo que o planejamento era dobrar de novo até 2020, chegando a 1 bilhão de reais  em faturamento até 2020. “Mas estamos revendo esses números”, disse Tegon. “A empresa tem capacidade instalada para isso, mas tivemos uma redução de mais de 50% na linha de produção.”

CUMMINS

A Cummins South America, fabricante de motores, marcou presença na M&T EXPO 2015, com a apresentação do seu novo motor, o QSB,  oferecido nas versões 3.9 e 4.5 litros e 5.9 e 6.7 litros, a primeira com quatro cilindros em linha e a segunda com seis. Ele é usado para equipar máquinas, como, por exemplo, escavadeiras, retroescavadeiras, pás carregadeiras e guindastes. Assim como todos os motores da empresa desenvolvidos nos últimos anos, o OSB também atende as normas de emissões de gás carbônico (CO2) um dos gases do efeito estufa.

Segundo o diretor de Marketing e Vendas da Cummins South America, Luis Chain Faraj, essa característica não é um diferencial, no entanto. “Isso está na legislação e todas as empresas tem de cumprir”, explicou. “Por isso, nós aprimoramos os motores Cummins, oferecendo redução dos custos de operação aos nossos clientes, por meio de dispositivos eletrônicos que diminuem o consumo de combustível. Além disso,  usamos tecnologia que aumenta os intervalos de manutenção e, consequentemente, eleva a produtividade e baixa o consumo de óleo.”

HAULOTTE

A nova geração de mastros verticais com lança Star 8 e Star 10 ganhou destaque no estande da Haulotte, que comemorou seu 30º aniversário de fundação durante o evento. A empresa francesa também exibiu soluções como os modelos articulados a diesel HA20 RTJ e HA20 RTJ PRO, as soluções para grandes alturas HA32, HA41 e HT43 RTJ PRO e os produtos conhecidos como “Best in Class”, incluindo os modelos Optimum 8, Compact 14, e HA15 IP. “Trouxemos muitas opções de equipamentos, mas as vedetes de nosso estande são mesmo as novas HA20 e a STAR 10, que foram desenvolvidas com foco no cliente”, afirmou Alexandre Saubot, diretor presidente da Haulotte.

Segundo a fabricante, o modelo HA20 RTJ apresenta combinação aperfeiçoada de peso e dimensões, além de incorporar um cesto modular mais robusto, durável e ergonômico. Já os modelos de grande alcance exibem uma nova geração de gaiola modular (de 2,44 m x 0,91 m), incluindo tampa protetora da bandeja de ferramentas superior da caixa de controle e plástico de alta resistência.

Outro chamariz da marca foi a apresentação do dispositivo de segurança secundário Activ’Shield Bar, apresentado em sua versão padrão europeia. “Este recurso foi criado para atender às demandas da indústria para proteger os operadores do risco de aprisionamento e/ou esmagamento superior, reafirmando o compromisso da empresa para garantir condições seguras do trabalho em altura”, ressaltou o gerente de marketing para América Latina da Haulotte, Luca Riga.

JCB

A JCB, uma das líderes mundiais em vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos buscou demonstrar força, versatilidade, segurança e robustez, com a apresentação de 11 máquinas, dentre as quais três grandes novidades para o mercado brasileiro: a retroescavadeira compacta de esteira 1CXT, que traz alto nível de mobilidade, permitindo operações com elevado desempenho em espaços reduzidos, como subsolos e centros urbanos; a pá carregadeira 422ZX, com financiamento através do BNDES/Finame; e o sistema de telemetria LiveLink, para acompanhamento e monitoramento em tempo real das máquinas, possibilitando uma gestão mais eficiente da frota.

Além das máquinas e de amplo descritivo técnico de seu funcionamento e diferenciais, a empresa ofereceu aos visitantes a oportunidade de uma interação especial com o Loadall 540-170, manipulador telescópico da JCB que comporta quatro toneladas de carga útil e atinge 17m altura de levantamento.

JLG

Comemorando 15 anos de presença no país, a JLG exibiu 10 equipamentos na M&T Expo, o maior número de lançamentos da empresa em feiras na América do Sul. De todas as máquinas exibidas, apenas uma já era produzida há algum tempo, sendo que todas as demais são novidades da marca. Começando pelas de menor porte, um nicho que a fabricante quer avançar na região, como a crawler boom Spider, passando por equipamentos híbridos diesel-elétricos até chegar ao modelo Ultra Boom 1850SJ, com alcance de 56,5 m e que – segundo a empresa – é a maior plataforma do mundo. Produzida nos EUA, é a primeira unidade a chegar ao país.

“É a que mais impressiona pelo tamanho”, reportou Marcio Cardoso, vice-presidente de vendas e pós-venda da JLG na América do Sul. “Os clientes vêm demandando alcances maiores, tanto que há 10 anos chegou a máquina de 1.200 pés, depois veio a de 1.350, 1.500 e já estamos na de 1.850. Não lançamos produtos tentando desenvolver necessidade, mas a gente escuta o cliente e lança o que ele pede.”

LIEBHERR

A Liebherr levou para feira dois lançamentos para o mercado de construção. Modelo intermediário, a escavadeira R 954 C “Super Mass Excavation” é uma máquina na faixa de 60 t de peso operacional, que preenche um gap no portfólio da marca. A solução utiliza contrapeso maior que o modelo convencional, o que permite a utilização de caçamba maior sem perda de estabilidade. A máquina foi exposta com monobloco de 6,7 m, lança de 2,35 m, caçamba HD de 3,7 m3 e motor diesel Liebherr de 326 hp com seis cilindros em linha.

Agora produzida em Guaratinguetá (SP), a autobomba de concreto THP 70 D-C é a menor bomba do portfólio da empresa. Equipado com motor diesel e montado sobre caminhão, o produto comporta agitador duplo com motorização e oferece capacidade nominal de produção de 71 m3/h e coxo de 600 l. “No futuro, introduziremos bombas de concreto de lança”, adiantou Richard Klemens Stroebele, diretor-superintendente da Liebherr Brasil.

Além das novidades, a empresa revelou na feira que está construindo um prédio novo em suas instalações, onde abrirá uma nova linha de produção, que não foi revelada. “Vamos entrar em uma nova atividade, na qual investiremos em torno de R$ 40 milhões”, disse Stroebele. “Não posso falar ainda, pois os estudos serão concluídos nas próximas semanas”.

LINK-BELT

A Link-Belt Excavators mostrou equipamentos compactos de giro reduzido, incluindo dois equipamentos da série Spin Ace (80SA e 135SA), com 8.430 kg e 13.500 kg de peso operacional, respectivamente.

Fabricados pela Sumitomo no Japão, os equipamentos possuem motor Isuzu. “Esse tipo de produto vai ser utilizado cada vez mais nas obras urbanas”, sublinhou Kurt Engelhart, country manager da Link-Belt Excavators. “Vemos isso como uma tendência, pois existe um grande crescimento nessa linha compacta. Lá fora, o cliente busca a ferramenta certa para o trabalho. Quando as empresas vêm para o país, elas buscam trazer máquinas já configuradas.”

MANITOWOC

A fabricante norte-americana Manitowoc destacou na M&T Expo a grua-torre Potain MCT85, agora produzida em Passo Fundo (RS). Com capacidade de 5 t e alcance de 52 m, o equipamento não possui a parte superior, o que facilita a montagem e as manobras. “Este produto tem 75% de nacionalização e é o único dessa linha produzido na fábrica brasileira, que também monta cinco modelos de guindastes RT”, afirmou Mauro Nunes, gerente geral de operações da Manitowoc no Brasil. Outra vedete do estande da empresa foi o cabo sintético KZ-100 Samson, que foi mostrado pela primeira vez no Brasil em um equipamento real, no caso, o guindaste RT890E.

Com a baixa demanda do mercado interno, a empresa vem adotando estratégias relativas a estoque, serviços e exportação. “Quando o cliente toma a decisão de fazer o investimento em um guindaste com alto valor agregado, tem de ser tudo para ontem”, afirmou Luciano Dias, vice-presidente de vendas da Manitowoc. “A ideia é que, apesar de a demanda estar baixa, nunca vai faltar serviço.”

NEW HOLLAND

A New Holland apresentou diversos equipamentos lançados durante o primeiro semestre de 2015, além de uma novidade para a América Latina, apresentada em primeira mão na M&T Expo: a escavadeira de rodas, WE190B PRO. Segundo Marcos Rocha, gerente de marketing de produto da New Holland Construction, a WE190B PRO tem como destaques o sistema de tração de eixos ZF, com capacidade de deslocamento de até 20km/h, facilitando assim na circulação dentro das cidades; lâmina frontal que auxilia na remoção de materiais, e consequentemente na estabilidade do equipamento; cabine com proteção Rops/Fops; braço com 2.600 mm, facilitando a movimentação de materiais e escavação mais profunda; pontos de manutenção acessíveis ao nível do solo e acesso ao motor New Holland.

“O equipamento é fabricado na Itália, mas assim como todas as nossas tecnologias e inovações, estamos realizando estudos para nacionalizamos o produto futuramente”, explica Marcos Rocha. “A escavadeira veio completar a classe de equipamentos de 19 toneladas.”

A escavadeira de rodas faz parte dos três novos produtos apresentados pela marca, no primeiro trimestre de 2015: o trator de esteiras D180C e as escavadeiras hidráulicas E215C e E245C ME.

SDLG

Há seis anos no mercado latino-americano, a empresa SDLG entra no segmento de máquinas de construção de estradas com o lançamento do compactador de solos de grande porte RS7120. Específico para o mercado hispano-americano, o equipamento é uma solução com 12 t de peso operacional e, como as demais máquinas da marca, com nível de tecnologia na medida certa. “Lançar antes na América Latina é uma questão de estratégia financeira”, ressaltou Enrique Ramirez, diretor da SDLG Latin America. “Hoje, a barreira de entrada no Brasil é grande, pois a taxa do dólar não permite boa competitividade.”

Além dessa novidade, a empresa, controlada pela Volvo, expôs outros dois novos produtos de nível de entrada. A pá carregadeira LG933 (também no Brasil) encaixa-se na faixa de 10 t de peso operacional, com 1,8 m3 de capacidade na caçamba e 3 t de peso, enquanto a escavadeira LG 6300 (só para a América hispânica) é da classe de 29 t, com caçamba de 1,9 m3, sapatas de 600 mm e potência de 200 hp.

Contando com Finame, as escavadeiras são fabricadas em Pederneiras (SP), na unidade fabril da empresa fora da China. “Vimos uma oportunidade de fabricar a escavadeira no Brasil, introduzimos em 2012 a máquina importada e em agosto de 2013 já começamos a produzir aqui”, apontou o diretor.

TEREX

A Terex Latin America (TLA) apresentou uma série de produtos que abrangem as diversas áreas de atuação da empresa, como o simulador Simulift para guindastes RT (Rough Terrain), o guindaste todo terreno Explorer 5800 de 220 t, a lança telescópica Genie SX-180 com eixo em X e a recente ponte rolante Demag Tipo V, que reduz a frequência de ressonância em 30%. Porém, a maior novidade foi do segmento de Utilities, que apresentou o cesto aéreo a bateria SkyCity.

Desenvolvido e fabricado em Betim (MG), o equipamento é indicado para manutenção de linhas vivas em grandes centros urbanos e atinge de 10 a 43 m de altura de trabalho, podendo ser aplicado em linhas de 13 mil V a 800 mil V.

Para o segmento de construção, o grupo mostrou o primeiro simulador de guindaste da América Latina. “Também incluímos um treinamento de sinalização com sistema de realidade virtual, que auxilia a balizamento dos movimentos e traz a sensação real de operação, incluindo ventos e quebra de correntes de ar para avaliar a reação do operador”, disse Ricardo Beilke, gerente da área de serviços da TLA.

A empresa anunciou oficialmente a aquisição da empresa CBI (Continental Biomass Industries), que produz trituradores e picadores móveis para madeiras. Adquirida em abril, a empresa norte-americana tem foco em reciclagem para a indústria de biomassa. “Em florestas, não é possível utilizar equipamentos fixos”, explicou João Pensa, gerente de vendas da Terex Material Handling & Port Solutions.

VOLVO

A versatilidade da multinacional sueca ficou patente no portfólio exposto com 12 modelos, que incluiu desde a linha de rolos compactadores de 1.500 kg a 16.199 kg até máquinas como escavadeiras, pás carregadeiras sobre rodas e caminhões articulados. Outro produto abordado pela empresa foram os caminhões OTR rígidos e articulados até 100 t recém-adquiridos da Terex. “O Brasil é um mercado promissor para esse produto”, enfatizou Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America. “Estamos estudando as atualizações necessárias para introduzi-lo e desenvolver essa linha aqui.”

Além da Linha Amarela, a feira também foi palco para a apresentação da nova série F de caminhões, lançada no final do ano passado. A empresa mostrou dois modelos muito ligados à área de construção e mineração: VM e FMX, nas versões 8x4. “Estamos vivendo um mercado bastante menor do que no ano passado”, afirmou Bernardo Fedalto, diretor comercial da Volvo Caminhões. “Mas quando olhamos para todo o potencial de crescimento que temos no Brasil, ficamos felizes de ter tomado a decisão de trazer para o país o que há de mais moderno no mundo.”

 

 

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