FECHAR
FECHAR
01 de julho de 2014
Voltar
Matéria de Capa - M&T Peças e Serviços

M&T Peças e serviços: tecnologia a serviço da satisfação total do cliente

Feira e congresso promovidos pela Sobratema expõem as novidades tecnológicas e estratégias de atendimento e serviços, adotadas pelas principais empresas da cadeia da construção, com foco na produtividade, sustentabilidade e segurança operacional

Drones para monitoramento de grandes obras, que geram imagens em alta definição, com georreferenciamento; simuladores que reproduzem situações reais de operações de veículos e máquinas em canteiros de obras; sensores capazes de diagnosticar, à distância as condições de operação de um equipamento, ou de impedir seu acionamento se o condutor tiver consumido bebida alcoólica; terminais que fornecem em segundos cerca de 2 mil catálogos de peças e manuais de manutenção de equipamentos. O cenário era de um filme de ficção científica, mas era tudo real. O que há a inteligência humana foi capaz de conceber e realizar, e que pode ser usado para aumentar a segurança, produtividade e sustentabilidade nas obras, ou melhorar o atendimento aos usuários de máquinas da construção e mineração, estava presente na M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração.

O evento, promovido pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, aconteceu de 3 a 6 de junho, no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo (SP),  e se confirmou como maior encontro do setor de pós-venda e serviços para o setor, na América Latina. Nada menos que 239 expositores nacionais e internacionais, provenientes de 12 países, representando 266 marcas, levaram soluções já aprovadas no dia-a-dia dos canteiros de obras pelas maiores construtoras brasileiras, ou pelos seus principais fornecedores, a um público altamente qualificado. A feira e o congresso foram visitados por um publico qualificado, formado por representantes de empresas de engenharia de projetos e consultoria, fabricantes e locadores de equipamentos, de prefeituras e órgãos públicos de gestão de obras, construtoras, distribuidores de peças e prestadores de serviços de diversas áreas, entre outros. Chamava a atenção o perfil jovem desse público, muito familiarizado e ávido por tecnologia.

Na solenidade inaugural, que contou com a presença de personalidades do mundo político e econômico nacional, foram apresentadas as propostas que movem o encontro, como a difusão de informação, benchmarking e introdução de novas tecnologias. “Com o avanço da tecnologia embarcada, que torna-se cada vez mais sofisticada em relação a conceitos e controles, tornou-se imprescindível manter a condição operacional dos ativos no mais alto nível possível”, discursou Afonso Mamede, presidente da Sobratema. “Vivemos uma revolução na gestão de frotas e nossa proposta é fazer deste evento a principal vitrine dessa mudança, reunindo o que há de melhor em nosso setor na atualidade, na área de serviços e atendimento.”