FECHAR
07 de outubro de 2014
Voltar
Momento M&T Expo

M&T EXPO: RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A M&T EXPO – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, que completará 20 anos em 2015, é reconhecida como o principal evento do setor na América Latina, por apresentar as inovações tecnológicas e lançamentos em produtos e apontar tendências que chegarão ao mercado no futuro. Além desse posicionamento, a exposição se consolidou em âmbito internacional e atualmente tem grande destaque na agenda mundial do segmento.

De acordo com Hugo Ribas Branco, diretor de Operações e Feiras da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, idealizadora e promotora do evento, as edições de 2001 e 2003 foram fundamentais para que a M&T EXPO alcançasse esse reconhecimento mundial e se consolidasse como porta de entrada para o mercado latino-americano. “Na quarta edição (2001), nossa diretoria internacional realizou um intenso trabalho, que culminou na inclusão da feira no calendário global de eventos da área de equipamentos para construção e mineração. Já na quinta edição (2003), tivemos a participação inédita de quinze importantes entidades internacionais e a criação de novos pavilhões internacionais”, rememora. A última edição da exposição, realizada em 2012, contou com 224 expositores internacionais, vindos de 15 países, além de pavilhões internacionais de quatro países: China, Coreia do Sul, Espanha e Reino Unido.

Para José Alberto Moreira, diretor geral da Machbert, a M&T EXPO tem o mesmo papel de uma Bauma (Alemanha), Conexpo (EUA) ou Intermat (França). “É a nossa melhor exposição na área de infraestrutura na América Latina, e sendo assim contribui de forma significativa no processo de evolução tecnológica. Os expositores se preparam e buscam lançamentos e diferenciais competitivos para expor. As potenciais empresas compradoras fazem algo parecido: aguardam a M&T EXPO para buscar novas tecnologias e aquisições”, explica.

A empresa participa da feira desde a primeira edição, promovida em setembro de 1995, e segundo Moreira, a Machbert apoiou a iniciativa da Sobratema porque o mercado era carente de exposições focadas em equipamentos para infraestrutura. “Apoiamos e acertamos. Até aquele momento o que tínhamos e participávamos era em exposições focadas na construção civil residencial, com ênfase em materiais de construção”, acrescenta.

Desenvolvimento do mercado

Outro ponto importante da M&T EXPO é contribuir para o desenvolvimento do mercado de equipamentos para construção e mineração no Brasil e, também, na América Latina. Raymond Bales, gerente de contas da área de Infraestrutura e Construção Global da Caterpillar, avalia que a feira tem servido como um fórum em que todos os envolvidos com a indústria da construção podem conhecer novos produtos e serviços, além de funcionar muito bem para fazer avançar as necessidades desta indústria na América Latina e, especialmente no Brasil. “O evento tem sido bem-sucedido ao despertar atenção em todo o mundo para as demandas do setor no país e por apresentar as soluções específicas para as necessidades da indústria local”, ressalta.