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Revista GC - Ed.61 - Julho 2015
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Máquinas e Equipamentos

Made in Brazil

Grupo ZF anuncia nacionalização de eixos para o mercado de construção

A ZF anunciou a nacionalização em 2015 das linhas de eixos Multisteer MS-B 3000 e Multitrac MT-B 3000. Com isso, estreia em Sorocaba (SP), uma nova linha de produção, destinada exclusivamente ao setor de construção. Os modelos da linha de transmissões WG90, estes importados, completam o portfólio de soluções ZF para o mercado de construção.

De acordo com Paulo Vecchia, Gerente de Vendas, Pós-Vendas e Projetos, o setor de construção representa o mercado de maior demanda de eixos no Brasil, com volume de produção aproximado de 10 mil retroescavadeiras por ano, ou seja, 20 mil eixos, dianteiros e traseiros. Esse mercado atende a diversos pilares importantes da economia nacional. Entre eles, a construção civil de pequeno e grande porte, infraestrutura em geral e agrícola, onde existe a necessidade de máquinas versáteis.

“A quantidade de solicitações por conteúdo local foi um fator decisivo para que a ZF localizasse os eixos, que até então eram produzidos por outras plantas da empresa no exterior”, reforça Silvio Furtado, Diretor da Unidade de Tecnologia Industrial na América do Sul. A produção já trabalha em regime de pré-série com SOP (start of production) previsto para terceiro trimestre deste ano, e representa mais um importante passo  da ZF no mercado latino americano.

Com a nacionalização das linhas de eixos, a ZF espera estimular os negócios no segmento de máquinas de construção, setor em que a empresa apresenta significativo portfólio de soluções. Além disso, a ZF pretende alavancar a participação de eixos ZF no segmento de retroescavadeiras na América do Sul e atuar com outros produtos para o mercado de máquinas de construção.

Linha de eixos MS-B 3000

A ZF desenvolveu a linha de eixos Multisteer MS-B 3000 para altos carregamentos em retroescavadeiras. Os modelos de eixos suportam picos de cargas extremos durante paradas bruscas e mantém a precisão no esterçamento, mesmo enquanto carregado. Nessas mesmas condições, o sistema de esterçamento hidrostático opera com confiabilidade, precisão e suavidade, com cilindro de direção integrado à carcaça do eixo, para proteção dos componentes. A linha MS-B 3000 tem torque de saída máximo de até 46.000 Nm, capacidades de ca


A ZF anunciou a nacionalização em 2015 das linhas de eixos Multisteer MS-B 3000 e Multitrac MT-B 3000. Com isso, estreia em Sorocaba (SP), uma nova linha de produção, destinada exclusivamente ao setor de construção. Os modelos da linha de transmissões WG90, estes importados, completam o portfólio de soluções ZF para o mercado de construção.

De acordo com Paulo Vecchia, Gerente de Vendas, Pós-Vendas e Projetos, o setor de construção representa o mercado de maior demanda de eixos no Brasil, com volume de produção aproximado de 10 mil retroescavadeiras por ano, ou seja, 20 mil eixos, dianteiros e traseiros. Esse mercado atende a diversos pilares importantes da economia nacional. Entre eles, a construção civil de pequeno e grande porte, infraestrutura em geral e agrícola, onde existe a necessidade de máquinas versáteis.

“A quantidade de solicitações por conteúdo local foi um fator decisivo para que a ZF localizasse os eixos, que até então eram produzidos por outras plantas da empresa no exterior”, reforça Silvio Furtado, Diretor da Unidade de Tecnologia Industrial na América do Sul. A produção já trabalha em regime de pré-série com SOP (start of production) previsto para terceiro trimestre deste ano, e representa mais um importante passo  da ZF no mercado latino americano.

Com a nacionalização das linhas de eixos, a ZF espera estimular os negócios no segmento de máquinas de construção, setor em que a empresa apresenta significativo portfólio de soluções. Além disso, a ZF pretende alavancar a participação de eixos ZF no segmento de retroescavadeiras na América do Sul e atuar com outros produtos para o mercado de máquinas de construção.

Linha de eixos MS-B 3000

A ZF desenvolveu a linha de eixos Multisteer MS-B 3000 para altos carregamentos em retroescavadeiras. Os modelos de eixos suportam picos de cargas extremos durante paradas bruscas e mantém a precisão no esterçamento, mesmo enquanto carregado. Nessas mesmas condições, o sistema de esterçamento hidrostático opera com confiabilidade, precisão e suavidade, com cilindro de direção integrado à carcaça do eixo, para proteção dos componentes. A linha MS-B 3000 tem torque de saída máximo de até 46.000 Nm, capacidades de carga dinâmica de até 10 toneladas e estática de até 22 toneladas. A aplicação destes eixos é ideal para máquinas com motores de potência entre 70kW (95 hp) e 80kW (108 hp), de acordo com o modelo do equipamento.

Linha de eixos MT-B 3000

Desenvolvidos pela ZF, os modelos MT-B 3065/3070 e MT-2085 integram a linha de eixos Multitrac MT-B 3000 e estão disponíveis para aplicação em retroescavadeiras de design tradicional, com eixo traseiro rígido. Os modelos foram desenvolvidos para suportar altos carregamentos e são equipados com freios multi-discos úmidos internos com alto torque de frenagem, ou com disco simples e cáliper hidráulico, conforme a solicitação do cliente. Já o diferencial é disponibilizado com bloqueio hidráulico por meio do sistema Dog-Clutch ou através do sistema auto-blocante multi-discos. Caracterizados pela fácil manutenção e longa durabilidade, os eixos da linha MT-B 3000 possuem torque de saída máximo que varia entre 65.000 Nm e 123.000 Nm, capacidades de carga dinâmica de até 9,5 toneladas e estática de até 13 toneladas.

Linha de transmissões WG-90

Tanto para as reversões rápidas de sentido durante o trabalho, quanto para altas velocidades, as transmissões WG 90/94/98 ZF atendem as necessidades do setor da construção. Equipadas com a tecnologia Powershift hidrodinâmica, os modelos são dimensionados para operar em motores com potência de 65 a 90kW, a 2600 rpm e torque máximo entre 630 e 830Nm. A transmissão é caracterizada principalmente por sua versatilidade, já que pode ser completamente adaptada a todas as aplicações, além de ter a opção de acionamento do eixo dianteiro em caso de uso em terrenos acidentados. Por meio de um filtro montado, a ZF aumentou o intervalo de troca de óleo da série de transmissões WG-90 para 2 mil horas de operação.

 

 

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