FECHAR
FECHAR
05 de abril de 2012
Voltar
Máquinas e Equipamentos

Made in Brazil, de olho no pré-sal

Caterpillar inicia produção nacional de Grupos Geradores Serie 3500C para atender operações marítimas e de petróleo no Brasil

A Caterpillar Brasil lançou oficialmente, no dia 13 de março, os Grupos Geradores Série 3500C, de propulsão diesel elétrica, com potências que variam de 1360 a 2250 ekW, produzidos em sua unidade industrial de Piracicaba (SP). O equipamento já era vendido no mercado brasileiro, com larga aplicação nos mercados marítimo e de plataformas de petróleo offshore, mas eram importados, totalmente fabricados no exterior. O lançamento marcou o início de produção no Brasil, a princípio, com um índice de conteúdo nacional de 64%, podendo aumentar gradativamente, na medida em que sejam identificados parceiros brasileiros com o mesmo nível de qualidade dos fornecedores internacionais.

O início da produção no Brasil dos Grupos Geradores Série 3500C foi impulsionado pela crescente demanda por energia, especialmente nas operações marítimas e de petróleo no Brasil, alavancadas pelos investimentos nas reservas do pré-sal. Essa série conta com a certificação da ANP(Associação Nacional de Petróleo).

De propulsão diesel elétrica (DEP), os equipamentos da Série 3500C são indicados para várias aplicações marítimas, tais como para equipar rebocadores, embarcações de carga e plataformas petrolíferas offshore. Oferecem tecnologia de última geração em termos de capacidades de sistema de injeção eletrônica de combustível EUI e Unidades de Controle eletrônico (ECU) ADEM™ A3.  A Série será equipada com o motor CAT 3512C de 12 cilindros em V e 4 tempos,  disponíveis  nas versões de 1360 ekW, 1550 ekW e 1700 ekW. Também será oferecida a opção com o motor 3516C de 16 cilindros em V e 4 tempos, disponível tanto em 2000 ekW quanto em 2250 ekW.

Todas as potências nominais dos motores são certificadas segundo o ciclo de emissões E2, que atendem as regulamentações internacionais e de classificação marítima. A nova série traz o conceito de “estação de potência” eletrônica, pois cria eficiência entre as unidades de controle, os injetores unitários, a instrumentação e os displays, que equilibram perfeitamente o fornecimento de energia, o consumo de combustível e as emissões de exaustão em qualquer carga.  O modelo apresentado no evento de lançamento foi o 3516C, de  60 Hz, com  capacidade  de até  2813 kVA para geração de  energia, trabalhando em 690 volts. O produto pesa 24.000 quilos e mede 6.300 milímetros de comprimento por 2.200 milímetros de largura e 2.700 milímetros de altura.

Segundo Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil, este é um marco importante do processo de expansão da manufatura da Caterpillar Brasil em seus 57 anos de produção no Brasil, “Em outubro de 2011, inauguramos uma nova fábrica em Campo Largo (PR) e, atualmente, estamos investindo no aumento de nossa capacidade na unidade de Piracicaba, a começar com a ampliação da produção de geradores. Produzir no Brasil a Serie 3500C, uma linha de alta tecnologia e confiabilidade, reforça nosso compromisso com nossos clientes e com governo brasileiro, pois esses equipamentos vão ajudar nosso país na exploração das reservas do pré-sal”, acrescenta Calil.