FECHAR
11 de fevereiro de 2016
Voltar
Construção Industrializada

Faculdade em concreto

Universidade Federal do ABC, de Santo André/SP, é vencedora do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto da Abcic

Criado em 2011 como parte das comemorações de uma década de fundação da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), o Prêmio Obra do Ano já se consolidou como a principal referência para o setor que tem como foco central a industrialização da construção no segmento de concreto. A premiação visa estimular os profissionais e empresas que tirarem o melhor proveito do potencial técnico do sistema pré-fabricado. Desde sua criação, o evento conta com o incentivo e apoio da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção), através da Revista Grandes Construções.

O vencedor da edição de 2015 é a Universidade Federal do ABC Universidade Federal do ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano), tradicional polo metalúrgico automobilístico (UFABC). A unidade Santo André/SP foi a premiada e a solenidade de entrega do prêmio ocorreu no dia 26 de novembro.

A empresa responsável pelos pré-fabricados da UFABC/Santo André foi a CPI Engenharia, com gerenciamento da Geris Engenharia de Serviços Ltda e Eng. Dionísio Nunes Neto; a coordenação pela Universidade Federal do ABC/Santo André ficou por conta dos engenheiros Joel Pereira Felipe e Guilherme Solci Madeira; o projeto arquitetônico é assinado pelos arquitetos Cláudio Libeskind e Sandra Libeskind; e o projeto estrutural é de Aluizio D’Avila Engenharia de Projetos e engenheiro Luís Miguel Casella Barrese.

Dentre os principais aspectos do empreendimento, segundo a comissão julgadora, destacam-se o volume de concreto e a variedade de elementos empregados no empreendimento. Só para se ter uma ideia, as estruturas consumiram 16.800 m³ de concreto pré-fabricado, distribuídos em vigas e lajes armadas e protendidas, compondo fachadas, peitoris, rampas, lajes, escadas pré-fabricas, pilares moldados in-loco e painéis de fechamento pré-fabricados, já com acabamento.

Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, o Prêmio recebeu inscrições de obras de todos os segmentos – centros de distribuição e logística, shopping centers, infraestrutura, habitacional e indústria –, além de áreas em que o setor de pré-fabricado de concreto está começando a atuar, como na infraestrutura energética e mineração. “Isso ressalta que a solução de engenharia vem avançando em outros nichos de mercado, diversificando, ainda mais, sua atuação”.

A Comissão Julgadora optou por destacar duas obras com grande relevância e importância que utilizaram o sistema pré-fabricado para receber o Prêmio Destaque do Júri: a Torre Eólica de Tubarão, em Santa Catarina, na categoria Sustentabilidade, construída pela WEG Energia e com fornecimento das estruturas pré-fabricadas de concreto pela Cassol Pré-Fabricados, e os Espessadores de Rejeitos, em Itabira, interior de Minas Gerais, na categoria Inovação, construídos pela Barbosa de Mello com estrutura de pré-fabricados fornecida pela Precon Engenharia.