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Revista GC - Ed.56 - Jan/Fev 2015
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Entrevista

Engineering elaborou projeto para o laboratório do Sirius

A Engineering,empresa de engenharia especializada em projetos e gerenciamento de empreendimentos, integrante do grupo Hill International Company, foi a responsável pelo projeto executivo do prédio onde será instalado o acelerador de elétrons. “O projeto do Sirius foi bastante desafiador. Para ter uma ideia da complexidade, todos os cálculos foram feitos com uma escala em mícron, ou seja, dez mil vezes menor que o centímetro. Além disso, foi preciso muito estudo e pesquisa, pois muitas normas técnicas não se aplicam. Foi preciso nos reinventar como engenheiros e arquitetos”, define Sérgio Falcão, diretor executivo da Engineering.

Foram necessários 18 meses para a conclusão do projeto, trabalho que envolveu a atuação de profissionais distintos como arquitetos, engenheiros e técnicos, os quais desenvolveram as áreas de arquitetura, vibrações, fundações, estruturas, pisos especiais e instalações (hidráulica, elétrica, automação e ar condicionado). “Pela complexidade, gastamos cinco vezes mais horas do que um projeto padrão. Ao longo deste tempo, fizemos pesquisas, ensaios e viagens para conhecer aceleradores em Hamburgo, na Alemanha, Oxford, no Reino Unido, e Lund, na Suécia”, conta Cássio Barbosa, diretor da Engineering, que visitou pessoalmente os centros de pesquisa em outros países.

Pensado inteiramente para que a estrutura predial não interfira nas pesquisas, o projeto do Sirius foi realizado apenas por profissionais brasileiros. “Nosso maior desafio foi traduzir para a engenharia todo o anseio dos físicos. Fazer um sonho se tornar concreto”, finaliza Barbosa.

Alguns dos pontos mais peculiares do projeto são:

- Isolamento vibracional da estrutura do piso do anel de experimento e túnel do feixe de luz;

- Características de blindagem do túnel do feixe de luz (acessos de teto com elementos de concreto pré-moldado sobrepostos);

- Chicanas de acesso das utilidades dentro do túnel do feixe de luz;

- Estabilidade do sistema de ar condicionado dentro do túnel do feixe de luz e do ambiente de pesquisas do anel de experimento;

- Características de estanqueidade e isolamento térmico da


A Engineering,empresa de engenharia especializada em projetos e gerenciamento de empreendimentos, integrante do grupo Hill International Company, foi a responsável pelo projeto executivo do prédio onde será instalado o acelerador de elétrons. “O projeto do Sirius foi bastante desafiador. Para ter uma ideia da complexidade, todos os cálculos foram feitos com uma escala em mícron, ou seja, dez mil vezes menor que o centímetro. Além disso, foi preciso muito estudo e pesquisa, pois muitas normas técnicas não se aplicam. Foi preciso nos reinventar como engenheiros e arquitetos”, define Sérgio Falcão, diretor executivo da Engineering.

Foram necessários 18 meses para a conclusão do projeto, trabalho que envolveu a atuação de profissionais distintos como arquitetos, engenheiros e técnicos, os quais desenvolveram as áreas de arquitetura, vibrações, fundações, estruturas, pisos especiais e instalações (hidráulica, elétrica, automação e ar condicionado). “Pela complexidade, gastamos cinco vezes mais horas do que um projeto padrão. Ao longo deste tempo, fizemos pesquisas, ensaios e viagens para conhecer aceleradores em Hamburgo, na Alemanha, Oxford, no Reino Unido, e Lund, na Suécia”, conta Cássio Barbosa, diretor da Engineering, que visitou pessoalmente os centros de pesquisa em outros países.

Pensado inteiramente para que a estrutura predial não interfira nas pesquisas, o projeto do Sirius foi realizado apenas por profissionais brasileiros. “Nosso maior desafio foi traduzir para a engenharia todo o anseio dos físicos. Fazer um sonho se tornar concreto”, finaliza Barbosa.

Alguns dos pontos mais peculiares do projeto são:

- Isolamento vibracional da estrutura do piso do anel de experimento e túnel do feixe de luz;

- Características de blindagem do túnel do feixe de luz (acessos de teto com elementos de concreto pré-moldado sobrepostos);

- Chicanas de acesso das utilidades dentro do túnel do feixe de luz;

- Estabilidade do sistema de ar condicionado dentro do túnel do feixe de luz e do ambiente de pesquisas do anel de experimento;

- Características de estanqueidade e isolamento térmico da cobertura e fechamentos;

- Pontes rolantes para ambientes com desenvolvimento circular;

- Atenuação de fontes de vibração;

- Troca de solos e execução de fundações do anel de experimento em ambiente controlado já com cobertura e fechamento lateral;

- Homogeneidade dos elementos básicos de construção, principalmente o concreto;

- Estudos vibracionais através de protótipos;

- Sistemas de aterramento;

- Utilização de sistemas especiais para as juntas de piso de concreto.

 

 

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