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Revista GC - Ed.58 - Abril 2015
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Artigo

Como melhorar os resultados nos canteiros de obras

Nos canteiros de obras, os tablets vêm substituindo as pranchetas de apontamentos, com grandes ganhos de qualidade
Por Luiz Carlos Mesquita Scheid

A concorrência na área de Construção Civil está cada vez mais acirrada. Liderar uma empresa de construção é uma tarefa desafiadora em função da competitividade e volatilidade do setor. Porém, nos últimos anos, a indústria tornou-se mais consciente de sua necessidade de identificar, implementar e sustentar melhorias de desempenho mais sistemáticas.

Neste cenário, ferramentas e soluções de ponta são itens fundamentais para apoiar as estratégias de negócio. Na área de construção civil, por exemplo, estas soluções permitem que as informações necessárias para uma tomada de decisão assertiva e efetiva cheguem às mãos dos gestores no tempo correto, evitando assim prejuízos financeiros e atrasos de obras desnecessários.

Apesar de pouco valorizado e muitas vezes visto como uma perda de tempo, o planejamento é fundamental para evitar o desperdício de recursos. Somente com uma gestão eficiente é possível corrigir as falhas com menor impacto e permitir que a construtora se antecipe aos problemas.

O planejamento também permite formalizar com maior facilidade contratos de longo prazo com os fornecedores, além de possibilitar melhores condições para negociação. Mas para isso é preciso estabelecer padrões para o controle da obra e realizar análises entre o planejado e o executado periodicamente para, se necessário, tomar ações corretivas em tempo.

Outra prática que é comum nos canteiros de obras é o uso de formulários em papel, principalmente para aferir a qualidade. Porém, muitas empresas já perceberam o quanto isso pode ser prejudicial para um sistema de gestão da qualidade efetivo e estão adotando tecnologias que possibilitam sistematizar esse processo.

Com a utilização do papel, os dados coletados precisam ser digitados para somente após isso se conseguir fazer uma compilação e análise dos dados. Este método de trabalho resulta em demora na compilação das informações e, por consequência, na tomada de decisão. Com análises mensais da obra, os problemas que acontecem no início do mês só serão resolvidos no final do período, o que acarreta retrabalho e gastos que poderiam ter sido evitados.

Com o auxílio da tecnologia, se houver alguma não conformidade na inspeção de qualidade dos produtos, ações podem tomadas p


A concorrência na área de Construção Civil está cada vez mais acirrada. Liderar uma empresa de construção é uma tarefa desafiadora em função da competitividade e volatilidade do setor. Porém, nos últimos anos, a indústria tornou-se mais consciente de sua necessidade de identificar, implementar e sustentar melhorias de desempenho mais sistemáticas.

Neste cenário, ferramentas e soluções de ponta são itens fundamentais para apoiar as estratégias de negócio. Na área de construção civil, por exemplo, estas soluções permitem que as informações necessárias para uma tomada de decisão assertiva e efetiva cheguem às mãos dos gestores no tempo correto, evitando assim prejuízos financeiros e atrasos de obras desnecessários.

Apesar de pouco valorizado e muitas vezes visto como uma perda de tempo, o planejamento é fundamental para evitar o desperdício de recursos. Somente com uma gestão eficiente é possível corrigir as falhas com menor impacto e permitir que a construtora se antecipe aos problemas.

O planejamento também permite formalizar com maior facilidade contratos de longo prazo com os fornecedores, além de possibilitar melhores condições para negociação. Mas para isso é preciso estabelecer padrões para o controle da obra e realizar análises entre o planejado e o executado periodicamente para, se necessário, tomar ações corretivas em tempo.

Outra prática que é comum nos canteiros de obras é o uso de formulários em papel, principalmente para aferir a qualidade. Porém, muitas empresas já perceberam o quanto isso pode ser prejudicial para um sistema de gestão da qualidade efetivo e estão adotando tecnologias que possibilitam sistematizar esse processo.

Com a utilização do papel, os dados coletados precisam ser digitados para somente após isso se conseguir fazer uma compilação e análise dos dados. Este método de trabalho resulta em demora na compilação das informações e, por consequência, na tomada de decisão. Com análises mensais da obra, os problemas que acontecem no início do mês só serão resolvidos no final do período, o que acarreta retrabalho e gastos que poderiam ter sido evitados.

Com o auxílio da tecnologia, se houver alguma não conformidade na inspeção de qualidade dos produtos, ações podem tomadas para resolver os problemas na hora, impactando diretamente no prazo de conclusão do projeto. Além disso, tudo se torna mais ágil, possibilitando um melhor aproveitamento dos profissionais, para diminuição de custos e maior agilidade nos processos. Outra vantagem é a confiabilidade nas informações. Dados incorretos podem gerar perdas de recursos. Por isso, a coleta de dados em tempo real se faz mais vantajosa.

A produtividade também precisa ser gerenciada. Sem controle dos processos e serviços, como será possível melhorar? Um cronograma de como o projeto deve evoluir possibilita verificar a demanda de trabalho planejadao e quando foi realizada. Para isso, é preciso monitorar os serviços para obter controle de desempenho, produtividade, consumo de materiais e distribuição de mão de obra.

A implantação de soluções de tecnologia em um canteiro de obras é uma mudança na rotina e nos hábitos dos trabalhadores. Por isso é fundamental o envolvimento e conscientização de todos neste processo. É fundamental que todos na empresa tenham em mente que só se melhora o que se conhece, só se conhece o que se controla!

(*) Luiz Carlos Mesquita Scheid, diretor Comercial da Teclógica

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