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Revista GC - Ed.63 - Setembro 2015
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Máquinas e Equipamentos

Com as vantagens de nascer no Brasil

Rolo Hamm HD 90 e pavimentadora Vögele Super 1300-3 passam a ser produzidos no Brasil e a contar com financiamento por meio do Finame do BNDES

Estratégia de nacionalização permite acesso ao financiamento do BNDES e deve alavancar as vendas

Um intercâmbio de tecnologia com as empresas do Grupo Wirtgen permitiu que a Ciber iniciasse a produção no Brasil, na unidade de Porto Alegre (RS), do rolo Hamm 3411 e agora do rolo Hamm HD90. A pavimentadora Super 1300-3, da linha Vögele, também passou a ser produzida em território nacional. Além das facilidades de logística e de produção ajustadas à demanda de mercado, uma das motivações para a fabricação dos equipamentos no Brasil é a possibilidade de oferecer ao mercado brasileiro os modelos com financiamento por meio do Finame do BNDES. “Esperamos que a possibilidade de aquisição por meio do Finame impacte de forma ainda mais positiva a presença dos rolos Hamm e da pavimentadora Vögele no mercado brasileiro”, afirma Jandrei Goldschmidt, gerente de Marketing da Ciber.

A novidade foi anunciada na M&T Expo, promovida em junho pela Sobratema, e já é uma realidade para os clientes da Ciber Equipamentos Rodoviários, subsidiária do Grupo Wirtgen. A Ciber é responsável pela comercialização e assistência técnica especializada de um amplo portfólio de produtos para construção rodoviária no mercado brasileiro, incluindo os rolos Hamm e as pavimentadoras Vögele.

Para garantir a mesma qualidade e padrões de produção dos equipamentos fabricados na Alemanha, a Ciber investiu em desenvolvimento e treinamento de fornecedores locais, treinamentos na fábrica, adaptações em estoque e nas linhas de produção. As tecnologias utilizadas nos produtos visam garantir o bem-estar do operador do equipamento, o que direta ou indiretamente impacta positivamente a qualidade do trabalho que está sendo feito. Para isso, há uma série de itens com foco em conforto, agilidade, segurança, desempenho, facilidade no manuseio e eficiência. Características dignas de carros de luxo fazem parte dos equipamentos. O rolo Hamm HD 90 conta com facilidades para o operador como: assento do motorista ergonômico com duas alavancas de marcha multifuncionais; volante e painel de instrumentos inclinável e rotativo; visibilidade ampla sobre a superfície dos cilindros e das respectivas extremidades exteriores e s


Estratégia de nacionalização permite acesso ao financiamento do BNDES e deve alavancar as vendas

Um intercâmbio de tecnologia com as empresas do Grupo Wirtgen permitiu que a Ciber iniciasse a produção no Brasil, na unidade de Porto Alegre (RS), do rolo Hamm 3411 e agora do rolo Hamm HD90. A pavimentadora Super 1300-3, da linha Vögele, também passou a ser produzida em território nacional. Além das facilidades de logística e de produção ajustadas à demanda de mercado, uma das motivações para a fabricação dos equipamentos no Brasil é a possibilidade de oferecer ao mercado brasileiro os modelos com financiamento por meio do Finame do BNDES. “Esperamos que a possibilidade de aquisição por meio do Finame impacte de forma ainda mais positiva a presença dos rolos Hamm e da pavimentadora Vögele no mercado brasileiro”, afirma Jandrei Goldschmidt, gerente de Marketing da Ciber.

A novidade foi anunciada na M&T Expo, promovida em junho pela Sobratema, e já é uma realidade para os clientes da Ciber Equipamentos Rodoviários, subsidiária do Grupo Wirtgen. A Ciber é responsável pela comercialização e assistência técnica especializada de um amplo portfólio de produtos para construção rodoviária no mercado brasileiro, incluindo os rolos Hamm e as pavimentadoras Vögele.

Para garantir a mesma qualidade e padrões de produção dos equipamentos fabricados na Alemanha, a Ciber investiu em desenvolvimento e treinamento de fornecedores locais, treinamentos na fábrica, adaptações em estoque e nas linhas de produção. As tecnologias utilizadas nos produtos visam garantir o bem-estar do operador do equipamento, o que direta ou indiretamente impacta positivamente a qualidade do trabalho que está sendo feito. Para isso, há uma série de itens com foco em conforto, agilidade, segurança, desempenho, facilidade no manuseio e eficiência. Características dignas de carros de luxo fazem parte dos equipamentos. O rolo Hamm HD 90 conta com facilidades para o operador como: assento do motorista ergonômico com duas alavancas de marcha multifuncionais; volante e painel de instrumentos inclinável e rotativo; visibilidade ampla sobre a superfície dos cilindros e das respectivas extremidades exteriores e sobre o campo de trabalho. O equipamento pode ser usado em uma ampla gama de aplicações em compactação asfáltica e de camadas granulares de base, graças ao rolo duplo vibratório liso.

Já a linha de pavimentadoras Vögele geração “traço 3” aproveita a tecnologia a favor do ser humano, do meio ambiente e a eficiência na execução do trabalho. Para os operadores foi aperfeiçoado o sistema de comando por meio do painel de controle, com símbolos universais e display maior e com cores contrastantes, possibilitando maior visibilidade, mesmo em locais com pouca luz. Já no aspecto segurança, o sistema “Pave Dock” absorve o impacto causado durante o acoplamento do caminhão.

Em relação aos cuidados com o meio ambiente, o equipamento possui tecnologias para a diminuição do consumo de combustível e, consequentemente, a redução de poluentes. Além disso, para evitar o gasto desnecessário de combustível, as bombas hidráulicas são desligadas automaticamente quando o equipamento fica muito tempo parado.

Tecnologia da Oscilação

Os rolos Hamm contam com a Tecnologia de Oscilação, patenteada pela Hamm, que permite melhorias de aplicação e qualidade superior em relação ao sistema de compactação vibratório convencional. Seu funcionamento se baseia na rotação das massas excêntricas em dois eixos, que geram movimentos oscilantes proporcionando contato permanente com o material, distribuindo a força aplicada e fazendo uma compactação rápida e não agressiva.

Pelo sistema vibratório convencional, as forças são aplicadas através do giro em alta velocidade de um único peso excêntrico posicionado no centro do cilindro. Este giro provoca a subida e descida do cilindro, promovendo fortes golpes contra a camada que geram ondas de choque que se espalham para a redondeza da obra. Por esta razão, o sistema de vibração não é recomendado para compactação asfáltica sobre pontes. Normalmente são utilizados rolos no modo estático, com a ação unicamente do peso operacional, sendo geralmente compactadores de pneus.

A compactação por oscilação gera apenas 15% das ondas de choque geradas pelo sistema vibratório convencional. A força é direcionada ao ponto de aplicação, sem causar danos e perigos ao sistema estrutural de uma ponte. Por ter produção muito maior do que a compactação estática, trata-se de uma excelente indicação para compactar material asfáltico não apenas sobre pontes, mas também acima de tubulações enterradas e próximo a construções fragilizadas tais como centros históricos e áreas residenciais.

Segundo Juliano Gewehr, especialista de Produtos da Ciber Equipamentos Rodoviários, que produz os rolos Hamm no Brasil, uma das vantagens técnicas do sistema oscilatório é obter maior grau de compactação com menor número de passadas: “Combinando o cilindro dianteiro vibratório com o cilindro traseiro oscilatório, obtemos maior grau de compactação com menor número de passadas. Em locais onde não podemos utilizar a vibração, por exemplo, sobre pontes e viadutos, operamos com o cilindro dianteiro estático e o traseiro oscilando”, explica.

Outro benefício da tecnologia de compactação por oscilação é não gerar quebras dos agregados quando o material asfáltico resfria. A compactação em juntas asfálticas é executada com alta qualidade, sem gerar trincas e fissuras do lado já frio. Como a força é direcionada ao ponto de contato entre cilindro e camada, a oscilação garante um alto grau de compactação mantendo a estrutura granular intacta.

“Uma das vantagens da tecnologia de oscilação, além do baixo impacto, é o sistema de regulagem automática da amplitude, que se ajusta de acordo com o nível de dureza do material. Quando a camada asfáltica está resfriando, chega um momento em que o cilindro já não se movimenta mais devido ao aumento da dureza do material, evitando assim quebras de agregados do pavimento recém-aplicado, o que é um erro comum de aplicação em rolos vibratórios convencionais”, explica o especialista.

“Os compactadores HAMM contam com completo suporte de serviços, técnicos altamente qualificados e amplo estoque de peças em todas as revendas autorizadas no território brasileiro”, comenta Jandrei Goldschmidt, Gerente de Marketing da Ciber Equipamentos Rodoviários.

Vantagens da Oscilação

Maior eficiência na compactação, através da combinação da carga estática e da aplicação de forças horizontais a partir do cilindro oscilatório;

Os rolos ficam em contato permanente com o solo, utilizando continuamente a carga e a força de compactação, atingindo mais rapidamente a densidade máxima;

Não existe sobrecarga de compactação;

A compactação aumenta mais rapidamente do que com a vibração, ou seja, há uma melhor compactação com menor número de passadas;

Compactação com melhor acabamento superficial;

Menos impacto ao cilindro, garantindo maior vida útil;

Apropriado para quase todos os tipos de materiais e densidades de camadas;

Evita a destruição de partículas, resultado das forças de impactos verticais comuns aos rolos vibratórios tradicionais;

Evita a fragmentação da camada, resultante de impactos vibratórios;

Permite compactar com temperatura mínima de até 80°C sem danificar a camada;

Impermeabilidade e ótima adesão de juntas asfálticas e ligações;

Evita o fenômeno da exsudação, para misturas que contenham maior volume de ligante asfáltico em sua composição;

Ideal para pontes, viadutos e outras superfícies mais delicadas, uma vez que as forças de impacto não danificam a estrutura.

Benefícios da Vibração

A compactação por vibração também garante bons resultados e em diferentes condições de solo e asfalto. Os cilindros vibratórios geram um impacto que resulta da interação entre a frequência (número de golpes por segundo), a amplitude (altura que o cilindro atinge durante a vibração), a velocidade da condução, o próprio peso do cilindro, a forma e o tamanho da área a ser compactada.

Diferentemente da oscilação, a vibração necessita de extremo cuidado em relação à geração de ondas de choques para as cercanias da obra, que podem causar danos a estruturas de casas e edifícios.

 

 

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