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Revista GC - Ed.11 - Dezembro 2010
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Máquinas e equipamentos

Brasil torna-se plataforma para expansão da Volvo na AL

Um cenário promissor como nunca para o setor de máquinas para construção no Brasil, que ecoa para toda a América Latina, e que em 2010 registrou um crescimento de 77% . Menor que os 103% da China é verdade, enquanto Europa amarga 20% e América Latina 6%. Mas considerado até mais interessante para empresas que aqui já estão instaladas e adaptadas e possuem uma plataforma de produção, principal vantagem competitiva em relação às  novas concorrentes asiáticas que começam a chegar.

Este motivo fez com que a Volvo Construction Equipment decidisse ampliar sua planta em Pederneiras, interior de São Paulo, com uma nova linha de produção de escavadeiras de esteiras – produto que domina 17% do total das vendas no mercado brasileiro de máquinas de construção, atrás somente das retroescavadeiras, que representam volume de 34,2% do setor. A planta de Pederneiras é a única da Volvo CE na América do Sul. Neste complexo trabalham cerca de 700 funcionários e são produzidos pás-carregadeiras, motoniveladoras, minicarregadeiras, compactadores de solo, caminhões articulados e escavadeiras hidráulicas.

Olof Persson, presidente e CEO da companhia, esteve no Brasil para inaugurar as novas instalações e receber os jornalistas do setor. Ele destacou que a Volvo CE investiu US$ 10 milhões no Brasil e terá capacidade para produzir  três modelos de escavadeiras, as escavadeiras EC140B Prime, EC210B Prime e EC240B Prime. Os dois novos prédios que irão abrigar a nova linha de montagem estão prontos e recebem ajustes para entrar em operação no início de 2011. O projeto prevê a nacionalização de montagem e componentes para alcançar mais de 60% de conteúdo local nos três modelos, e a produção será iniciada no ano que vem.

Até então, os equipamentos disponibilizados no Brasil eram montados a partir de componentes e conjuntos trazidos da planta da Volvo CE situada na cidade coreana de Changwon. A decisão de iniciar a produção de escavadeiras no Brasil, segundo Olof  Persson, faz parte da estratégia da companhia de tornar-se “um dos três maiores fabricantes de equipamentos de construção nos países que formam o chamado BRIC – grupo de nações integrado por Brasil, Rússia, China e Índia.”  A unidade paulista, segundo Persson, se destaca no grupo


Um cenário promissor como nunca para o setor de máquinas para construção no Brasil, que ecoa para toda a América Latina, e que em 2010 registrou um crescimento de 77% . Menor que os 103% da China é verdade, enquanto Europa amarga 20% e América Latina 6%. Mas considerado até mais interessante para empresas que aqui já estão instaladas e adaptadas e possuem uma plataforma de produção, principal vantagem competitiva em relação às  novas concorrentes asiáticas que começam a chegar.

Este motivo fez com que a Volvo Construction Equipment decidisse ampliar sua planta em Pederneiras, interior de São Paulo, com uma nova linha de produção de escavadeiras de esteiras – produto que domina 17% do total das vendas no mercado brasileiro de máquinas de construção, atrás somente das retroescavadeiras, que representam volume de 34,2% do setor. A planta de Pederneiras é a única da Volvo CE na América do Sul. Neste complexo trabalham cerca de 700 funcionários e são produzidos pás-carregadeiras, motoniveladoras, minicarregadeiras, compactadores de solo, caminhões articulados e escavadeiras hidráulicas.

Olof Persson, presidente e CEO da companhia, esteve no Brasil para inaugurar as novas instalações e receber os jornalistas do setor. Ele destacou que a Volvo CE investiu US$ 10 milhões no Brasil e terá capacidade para produzir  três modelos de escavadeiras, as escavadeiras EC140B Prime, EC210B Prime e EC240B Prime. Os dois novos prédios que irão abrigar a nova linha de montagem estão prontos e recebem ajustes para entrar em operação no início de 2011. O projeto prevê a nacionalização de montagem e componentes para alcançar mais de 60% de conteúdo local nos três modelos, e a produção será iniciada no ano que vem.

Até então, os equipamentos disponibilizados no Brasil eram montados a partir de componentes e conjuntos trazidos da planta da Volvo CE situada na cidade coreana de Changwon. A decisão de iniciar a produção de escavadeiras no Brasil, segundo Olof  Persson, faz parte da estratégia da companhia de tornar-se “um dos três maiores fabricantes de equipamentos de construção nos países que formam o chamado BRIC – grupo de nações integrado por Brasil, Rússia, China e Índia.”  A unidade paulista, segundo Persson, se destaca no grupo Volvo como uma das plantas mais flexíveis e diversificadas do grupo em todo o mundo.

Entre os benefícios previstos com a nacionalização do produto inclui-se o acesso ao programa de financiamento do Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial), que não está disponível para equipamentos importados. Permitirá ainda a redução do tempo de entrega dos equipamentos, maior flexibilidade de configurações e uma logística mais simplificada. O projeto consiste na nacionalização de montagem e componentes para alcançar mais de 60% de conteúdo local nos três modelos.

Em 2010, a expectativa é que os nível de produção da fábrica brasileira dobre em relação ao ano passado. O exercício de 2009 foi muito difícil para todas as indústrias instaladas no País, especialmente para aquelas que, como a Volvo, tinham um intenso programa de exportação para os Estados Unidos, cuja economia foi dramaticamente afetada pela crise mundial. No Brasil, depois de um momento inicial, o mercado reagiu favoravelmente motivando a contratação de mais de 280 funcionários, elevando o número de empregos da fase pré-crise.

Mercado estratégico
“O Brasil é um dos principais mercados da Volvo em todo o mundo e a nacionalização desses equipamentos mostra que temos o Brasil como uma prioridade”, reafirmou Persson, que destacou a grande flxibilidade da fábrica brasileira, o que também favorece qualquer possível mudança futura da estratégia. Segundo o CEO, a fábrica de Pederneiras está totalmente integrada ao sistema industrial global da Volvo CE sendo reconhecida internacionalmente pelos altos índices de qualidade, precisão de entrega e competitividade de seus produtos.

“Com a nacionalização das escavadeiras, os clientes dos mercados sob nossa responsabilidade serão beneficiados, pois teremos mais agilidade, menor tempo na entrega dos equipamentos e uma logística mais simplificada”, destacou ainda Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America. Segundo ele, este é um momento de consolidação da empresa brasileira com plataforma de expansão para o mercado latino-americano. “Nosso objetivo é a expansão contínua da oferta de máquinas para o mercado latino-americano e também aumentar a nacionalização no Brasil dos equipamentos atualmente importados, e nesse sentido o segmento de compactos é promissor”, destaca o presidente. Nos últimos cinco anos a Volvo CE introduziu no Brasil e nos demais países do continente 16 modelos de compactadores, quatro miniescavadeiras, dois pipelayers e cinco minicarregadeiras.

Fernando Arruda, diretor industrial da unidade fabril brasileira explica que a planta de Pederneiras produzirá toda a parte estrutural da escavadeira, que até então era importada da Coréia: o braço, a lança, os chassis superior e inferior. O chassi superior do equipamento dá sustentação ao motor, cabine e a todo o sistema hidráulico. Já o chassi inferior é o que suporta toda a parte das esteiras – também conhecidas como trem rodante. A empresa construiu dois novos prédios para abrigar as linhas de montagem e de produção das escavadeiras, numa nova área que totaliza de cerca de 12 mil m².

Grau de excelência
Sediada em Pederneiras, interior de São Paulo, é a única fornecedora global de minicarregadeiras da marca. Em 2010, a planta brasileira foi a única a suprir globalmente o mercado de motoniveladoras Volvo. “Exportamos as minicarregadeiras para os Estados Unidos e também para vários países da América Latina”, afirma Fernando Arruda, diretor geral da planta brasileira da Volvo CE. A unidade de Pederneiras é uma das várias fábricas da corporação, que também tem outras plantas distribuídas estrategicamente pelo globo: na Suécia - sede mundial do Grupo Volvo - França, Alemanha, Polônia, Canadá, Estados Unidos, Coréia do Sul e China.

Em Pederneiras a Volvo CE produz cinco linhas de produtos: pás-carregadeiras, motoniveladoras, minicarregadeiras, compactadores de solo, caminhões articulados e escavadeiras hidráulicas. “Passamos a fazer parte do sistema industrial global a partir de 2000”, diz Arruda. Os caminhões articulados têm como principal mercado os Estados Unidos, e as carregadeiras e motoniveladoras são enviadas para diferentes países.

Com sede em Curitiba, no Paraná, a Volvo CE LA vem gradativamente aumentando sua oferta de produtos no continente. Em 1998, a linha de produtos era formada por carregadeiras, pelos caminhões articulados A25C e A35C, e pelas escavadeiras Volvo-Sansung. Em 2000, a empresa já avançava no mercado, lançando as carregadeiras L50D e L70D, e três modelos de escavadeiras. No ano seguinte começa a produção de motoniveladoras 710, 720, 730 e 740. Em 2001 a fábrica local já produzia três das principais linhas de produtos da marca: carregadeiras, caminhões articulados e motoniveladoras.

Em 2009, nacionalizou a linha de compactadores, linha comercializada desde 2007 com fornecimento de máquinas importadas de nivelamento, compactação e pavimentação na construção de rodovias.  A unidade fabril brasileira produz desde o ano passado dois modelos de compactadores de solo (SD105F e SD105DX), voltados principalmente para trabalhos em construção de rodovias, vias urbanas e barragens, além de uma pipelayer, máquina de última geração que faz o assentamento de tubos e outros materiais usando um guincho.

Em 2009, a empresa introduziu as retroescavadeiras BL60 e BL70 e as miniescavadeiras EC55B Pro e EC35C, além de lançar em 2010 mais dois modelos de miniescavadeiras (EC27C e ECR88).  Em 2007, foram lançadas novas linhas “F” de pás-carregadeiras e “E” de caminhões articulados, e foi promovido o primeiro lançamento de um produto compacto, as minicarregadeiras (MC60B, MC70B, MC80B, MC90B e MC110B). “Nunca tivemos uma oferta de equipamentos no Brasil tão grande e tão completa”, diz Kawakami.

Cronologia
1975 – Início da operação da fábrica de Pederneiras, ainda com o nome Clark Michigan
1987 – Uma joint venture internacional transformou a companhia em Volvo-Michigan-Euclid, resultando na VME Brasil Equipamentos Ltda.
1988 – Início da produção da linha de carregadeiras Volvo BM.
1993 – Início da produção do caminhão articulado fora de estrada.
1995 – O Grupo Volvo assume o controle total da VME, dando origem à Volvo Construction Equipment.
1998 – A unidade de Pederneiras passa a receber fortes investimentos em equipamentos e treinamento de pessoal para passar a produzir equipamentos com plataforma global
– ou seja, idênticos ao produzidos em outras partes do mundo pelo Grupo Volvo.
2000 – Início da produção da motoniveladora.
2002 – A carregadeira L50 passa a ser produzida com exclusividade pela unidade de Pederneiras, responsável pelo suprimento desse equipamento para todo e qualquer mercado mundial da marca.
2003 – Novos investimentos na área de mandrilhadoras, aumentando a capacidade de produção de carregadeiras.
2004 – Entra em operação a prensa hidráulica viradeira com capacidade de 1.000 toneladas, permitindo produzir vigas para caminhões articulados sem necessidade de usinagem posterior, reduzindo custos e diminuindo tempo de fabricação.
2005 – Entram em operação novos equipamentos de corte de chapas a laser, de jateamento de chapas e de oxi-corte. 
- Início da operação da fábrica de eixos.
- Fábrica de Pederneiras comemora 30 anos de atividades. 
2006 – Início da montagem de escavadeiras. 
2007 – Início da montagem de miniescavadeiras.
2009 – Início da montagem de compactadores de solo.
2010 – Nacionalização completa de escavadeiras hidráulicas. A fábrica da Volvo CE em Pederneiras integrada no sistema industrial global de produção.

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