FECHAR
18 de setembro de 2016
Voltar
Agenda 2016

Aço na cadeia da construção

Aço: Protagonista do Crescimento - Tecnologia e Produtividade para a Construção. Esse será o tema central da sétima edição do Congresso Latino-americano da Construção Metálica – ConstruMetal 2016, a se realizar de 20 a 22 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Consagrado como o maior evento da Construção Metálica da América Latina, o Construmetal é organizado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) com a finalidade de promover e divulgar os principais avanços tecnológicos e tecnocientíficos, bem como as inovações da indústria da construção metálica, destacando sua importância e potencialidade como solução de alto valor agregado no contexto da construção industrializada.

A exemplo dos anos anteriores, o ConstruMetal contará com a presença de renomados conferencistas nacionais e internacionais, além de um amplo programa de palestras técnicas, onde serão apresentadas tendências, inovações e melhores práticas do setor. Na exibição, que se realiza paralelamente ao congresso, a cadeia de fornecimento da construção metálica terá a oportunidade de mostrar aos profissionais, investidores e formadores de opinião, seus produtos e serviços.

Durante o ConstruMetal acontecerá a entrega do Prêmio ABCEM 2016, entregue, a cada dois anos, aos profissionais (Arquitetos) que se destacaram com obras nas quais o projeto arquitetônico tenha sua concepção voltada para o uso do aço estrutural em suas diferentes formas, tipos e aplicações. São candidatos ao Prêmio Abcem 2016 todos e quaisquer projetos cujas obras tenham sido realizadas e concluídas no período 2014-2016 (até a data de inscrição do projeto), de autoria de arquitetos ou escritórios de arquitetura, associados ou não da ABCEM. A premiação será dividida em 3 (três) categorias:

Edificações – estruturas verticais e ou horizontais que se destinam à utilização residencial, comercial, escolar, esportiva, etc., de médio e grande porte;

Obras de Pequeno Porte – serão consideradas as estruturas de residências, pequenos edifícios, esculturas, monumentos, novas ou ampliações/modificações;

Obras Especiais – serão consideradas as estruturas como galpões, indústrias, hangares, obras de arte, antenas de telecomunicações, etc.

Enquanto o evento estiver acontecendo, será ministrado, no dia 21, o curso Pontes Rodoviárias Mistas Aço-Concreto de Acordo com Normas Brasileiras. Serão nove horas de curso, ministrado pelo professor Dr. Zacarias Martin Chamberlain Pravia. O objetivo do curso é apresentar as bases necessárias para elaborar um projeto de uma ponte rodoviária mista aço-concreto do tipo viga de aço e tabuleiro de concreto, de acordo com as normas da ABNT.