FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 41 - 10/2013

Volvo inicia projeto para melhorar a mobilidade em Curitiba

A Volvo Bus Latin America assinou uma parceria de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Curitiba (PR) para instalar na cidade um projeto piloto chamado “Green Light”, ou “luz verde”. O projeto é uma solução de telemática que contribui para melhorar a mobilidade urbana e funciona a partir da instalação de um dispositivo eletrônico no painel do ônibus, que se conecta a uma antena instalada no semáforo. Esta antena envia ao veículo os tempos das fases do semáforo, permitindo que o sistema calcule a velocidade ideal para o ônibus chegar ao cruzamento com o sinal aberto. Se a velocidade necessária não for compatível com as condições e regras de tráfego, o motorista pode ficar mais tempo parado no ponto.

“Com estas informações à disposição, o motorista tem mais controle da operação e pode dirigir de forma mais inteligente. Ele consegue, por exemplo, controlar os tempos de chegada e parada nos pontos, oferecendo mais tempo para o embarque e desembarque de passageiros”, explica Vinícius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin América.

Ao oferecer maior controle da operação, o “Green Light” permite que o motorista dirija de forma mais eficiente. “Como consequência, temos uma melhoria na mobilidade, redução do consumo de combustível e da emissão de poluentes”, destaca Gaensly.

O “Green Light” já está em demonstração em Gotemburgo, na Suécia; em Viena, na Áustria; e em Salermo, na Itália.

 

 

04/10/2013
04/10/2013

Petróleo, Gás e Combustíveis

Concluídas as obras da P-63

04/10/2013