FECHAR
FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 49 - 06/2014

Volvo entrega 124 ônibus articulados para BRT do Rio de Janeiro

A Volvo Bus Latin America entregou os 124 ônibus articulados da marca que vão circular na Transcarioca, corredor de BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro, inaugurado no dia 1º de junho. Os articulados da Volvo que vão circular no corredor expresso que possui 39 km de extensão e liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca. Trata-se do primeiro corredor de transporte a cortar transversalmente a cidade, beneficiando cerca de 450 mil passageiros por dia.

Os veículos possuem 21 metros de comprimento e transportam 180 passageiros, capacidade 20% superior à maioria dos similares ônibus que circulam no Rio de Janeiro atualmente.  Esta maior capacidade de transporte permitiu uma redução na quantidade de veículos que vão circular pelo corredor o que, consequentemente, aumenta a velocidade média do sistema, reduz as emissões de poluentes e os custos operacionais. Todos os ônibus são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens.

Outra vantagem dos veículos é que possuem controle de aceleração inteligente, exclusivo Volvo, que permite reduzir ainda mais o consumo de combustível. Sua função é garantir que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo. Este item otimiza a eficiência do veículo, pois evita uma aceleração acima do necessário, reduzindo o consumo de combustível.

 

 

30/06/2014
30/06/2014