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Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 41 - 10/2013

Túnel Santos-Guarujá tem EIA/Rima

O governo do estado de São Paulo entregou, no início de setembro, às prefeituras de Santos e Guarujá, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) para a construção do túnel submerso ligando os dois municípios. Os documentos contêm o traçado definitivo do túnel e as intervenções viárias a serem feitas nas duas cidades.

Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP 055), com 43 km de extensão, e por balsas. Com o túnel submerso, que terá 762 metros de extensão, o trajeto será percorrido em cerca de 1 minuto, superando filas de espera na balsa e o longo percurso rodoviário.

De acordo com a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, que será responsável pelo gerenciamento da obra, a expectativa é de que a licença prévia seja emitida até março de 2014 e a licença de instalação em julho de 2014, o que permitirá o início imediato das obras, que tem 44 meses para entrega ao tráfego.

Projetado com tecnologia inédita no Brasil, o túnel será composto de 6 módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca e depois rebocados, flutuando, até o local onde serão submersos. Após a imersão, cada elemento é encaixado e fixado aos anteriores, formando o túnel. O projeto vem sendo conduzido por um consórcio 100% nacional e conta com consultoria da empresa holandesa Haskoning Nederland B.V., responsável por projetos similares em vários países.

 

 

04/10/2013
04/10/2013

Petróleo, Gás e Combustíveis

Concluídas as obras da P-63