Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 68 - 04/2016

São Luiz do Paraitinga tem iluminação pública com gestão inteligente

A cidade paulista de São Luiz do Paraitinga, famosa pelo seu conjunto arquitetônico com 266 anos de história, declarado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), passa a ser referência em iluminação pública. Graças ao projeto Cidade Inteligente, idealizado pela Elektro, a cidade histórica foi contemplada com novas tecnologias para tornar o consumidor participativo e consciente do uso racional de energia. A iniciativa engloba ações em diversas áreas como medição inteligente, geração distribuída, veículos elétricos e Iluminação pública, com a adoção de luminárias LED com sistema de telegestão capaz de gerar menor consumo e redução do impacto ambiental.

A escolha de luz de cor quente, de 3.000 K, preserva a característica histórica do local e garante o conforto visual para os transeuntes Os 130 postes existentes nas vias de acesso, praça central e vias secundárias (aquelas comércio, hospital e mercados) receberam 120 Luminária Extreme LED Square Modular de 114 W da Lâmpadas Golden, que tomaram o lugar das luminárias com lâmpadas de vapor sódio de 250 W. Os outros 10 pontos mantiveram a tecnologia de sódio.  A substituição gera uma economia de 216 kW nos pontos por dia, o que totaliza 6.480 kW por mês.

A inteligência na iluminação é o ponto forte do projeto, com a extração de relatórios de consumo de todas as luminárias, podendo assim ter o conhecimento do consumo, do tempo em que a luminária esteve ligada, se apresentou alguma falha (como, por exemplo, se ficou apagada durante a noite ou acesa durante o dia) entre outras funções, criando cenários diversos que proporcionam uma economia de energia de aproximadamente 54% e a possibilidade de antever problemas técnicos e atuar preventivamente.  O sistema ainda permite configurar avisos diários ou até em tempo real de alguma divergência, facilitando a identificação de alguma falha e agilizando o trabalho de localização e manutenção. A tecnologia LED, a fotocélula inteligente e o rádio foram desenvolvidos para ter uma vida útil de 16 anos.

 

 

22/04/2016