Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 14 - 05/2011

R$ 85 milhões para o Porto de Maceió

Com investimentos de R$ 85 milhões, as obras do novo cais do Porto de Maceió representam importante incremento ao desenvolvimento do comércio local. O empreendimento facilitará a atracação de navios de grande porte possibilitando a construção futura de um terminal de passageiros na sua retroárea, hoje inexistente. O empreendimento conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento.

A cargo da Mendes Jr, a obra consiste na execução de 407,60 m de cais acostável, conectando o Cais Geral e o Terminal Açucareiro. Foram executados a derrocagem a frio no local dos berços, a execução das fundações profundas em estacas pré-moldadas, a construção da superestrutura em concreto armado dos berços de atracação, o fechamento da sua parte frontal com estacas pranchas de concreto, a dragagem de rebaixamento na frente do cais, bem como o aterro da retroárea e sua pavimentação.  A conclusão dos serviços e a entrega da obra estão previstas para o final do mês de fevereiro de 2011.

Não previsto inicialmente no projeto básico, a derrocagem a frio  exigiu uma mudança radical no planejamento e desenvolvimento da obra. A utilização de um canteiro de pré-moldado bem dimensionado permitiu várias adaptações ao longo da obra, e também a industrialização das obras do cais, das fundações a superestrutura.

06/05/2011