FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 33 - 01/2013

PPP para o Metrô de Belo Horizonte

O estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), iniciou a consulta pública de Parceria Público-Privada (PPP) com o objetivo de promover a concessão dos serviços de transportes de passageiros do metrô de BH. Atualmente, o sistema resume-se à Linha 1, entre as estações Eldorado e Vilarinho, com extensão total de 28,2 km e 19 estações.

Segundo os documentos em consulta pública, a intenção é que o Metrô BH "se torne a espinha dorsal do sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de BH, ampliando sua participação, apoiado pelas linhas de ônibus e pelo conjunto de estações de integração ônibus-metrô e ônibus-ônibus”. Nesse modelo, os sistemas de transporte sobre pneus e sobre trilhos se alimentariam mutuamente.

A concessionária será responsável por expandir a Linha 1; implantar, operar e manter a Linha 2; e operar e manter a Linha 3. O prazo da concessão patrocinada é de 30 anos e o valor estimado do contrato é de R$ 15,524 bilhões.

Os interessados poderão enviar suas sugestões e comentários por e-mail para http://www.transportes.mg.gov.br./index.php/servicos/1547-aviso-abertura-consulta-publica.html até o dia 10 de janeiro de 2013.

 

11/01/2013
11/01/2013