FECHAR
FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 52 - 09/2014

Obras da Linha 4 do Metrô-RJ têm certificação de gestão de qualidade

O Consórcio Linha 4 Sul (CL4S), responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, acaba de conquistar certificação ISO 9001 pelo trabalho que vem realizando. A certificação é uma garantia de que a execução da obra metroviária e os processos aplicados a ela estão dentro das mais rigorosas normas internacionais de qualidade.  O reconhecimento foi concedido através do Bureau Veritas Certification, empresa líder mundial em serviços de certificação e avaliação de conformidade.

Durante três dias, os auditores acompanharam o trabalho não só nos canteiros de obra, mas nas salas de engenharia, suprimentos, controle tecnológico, meio ambiente, segurança do trabalho, recursos humanos, comercial, administração contratual e comunicação. Foram feitas entrevistas, coletas de dados e muita observação. Ao fim do processo, eles recomendaram o Consórcio Linha 4 Sul para receber a certificação ISO 9001.

Antes da auditoria principal, o Consórcio passou por uma auditoria interna, para diagnosticar possíveis correções que precisassem ser feitas. Em seguida, ocorreu uma auditoria inicial da Bureau Veritas Certification, na qual foi verificado se a documentação do Consórcio estava de acordo com os padrões ISO 9001. A auditoria principal, então, avaliou 100% dos processos e produtos da Linha 4. O nível de conformidade foi de 96% e foram recomendados apenas dois ajustes em preenchimento de documentos.

A certificação ISO 9001 tem validade de 3 anos - ou seja, as obras de implementação da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea estão certificadas até o fim, já que a linha entra em operação no primeiro semestre de 2016.

 

 

11/09/2014
11/09/2014
11/09/2014

Revista Grandes Construções

Nota de Falecimento