FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 90 - 06/2018

Obra do maior hospital de Macapá conta com escoramentos versáteis

Um hospital de alta complexidade está sendo construído em Macapá (AP), devendo, quando pronto, oferecer à população 300 leitos e diversos serviços de tratamento e diagnósticos. O Hospital Universitário ocupará uma área de 40 mil m² -  será o maior do estado -,  e ficará no Marco Zero, região exata da passagem da Linha do Equador no Brasil, onde as fundações e a primeira laje já estão concluídas.

Para a execução da obra, o Consórcio Jota Ele, composto pelas empresas paulistas e paranaenses Jota Ele Construções Civis, SH, CDG e Damiani, conta com soluções avançadas em fôrmas e escoramentos. Nos pilares, vigas baldrames e superiores, por exemplo, estão sendo aplicados o sistema Concreform SH e Tekko  SH, o segundo, composto por painéis em chassis de aço forrados com compensado plastificado, que são acoplados com clips alinhados com perfis ou tubos metálicos. Com a utilização do sistema Tekko a estimativa de mão de obra é de 0,50hh/m²

Além dessas soluções, a SH também oferece para essa obra, escoramentos versáteis para as lajes e demais estruturas em execução. Ao todo são, aproximadamente, 15.000m³ de escoramentos locados.

Para a execução do projeto a logística mereceu atenção especial. O transporte dos equipamentos, locados, em grande número, foi realizado através de carretas, que ao chegar em Macapá seguiam por balsa. Foram transportadas aproximadamente, 50 carretas de material ao longo da obra.

A obra, que começou em maio de 2017, tem previsão de encerramento em agosto desse ano.