FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 65 - 12/2015

O encontro da ponte da Joatinga

As duas metades em construção da nova ponte da Joatinga se encontraram no início de novembro, após nove meses de intervenção. Com isso, os motoristas já conseguem visualizar a estrutura, que conta, atualmente, com 360 metros de extensão de um total de 520 metros. A ponte irá ligar o novo túnel do Joá à Avenida Ministro Ivan Lins, no Rio de Janeiro, e é uma das etapas do projeto do Novo Joá, idealizado pela Fundação Geo-Rio, como parte das obras de Mobilidade dos Jogos Olímpicos de 2016.

A nova ponte está sendo erguida em paralelo à estrutura existente. Para a sua construção foi aplicado o método de balanços sucessivos, que é utilizado para vencer vãos em áreas onde há dificuldade para montagem de escoramentos.

Durante a fase de montagem da estrutura, as peças avançaram em balanços, uma a uma, até a totalidade da execução, com o apoio de treliças metálicas. Caso fosse utilizada a técnica tradicional, seria necessário montar os pilares dentro d'agua, o que iria afetar a rotina dos moradores da região e obstruir a troca da Lagoa da Tijuca com o mar, que acontece por meio do canal da Joatinga.