Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 71 - 07/2016

Novos terminais no Porto do Açu

O Porto do Açu inaugurou, em junho, três terminais do empreendimento: o Terminal de Petróleo (T-OIL), o Terminal Multicargas (T-MULT) e o Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (TECMA). Os terminais, que receberam mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos, representam o início de novos negócios no porto, diversificando os serviços que já são prestados no empreendimento.

O Terminal Multicargas (T-MULT) está instalado no Terminal 2 (terminal onshore) do Porto do Açu. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT possibilita o acesso direto de clientes instalados na retroárea a um terminal portuário, desenvolvendo o complexo industrial do porto e concretizando o conceito porto-indústria. O Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (TECMA) começou a operar neste mês com a comercialização de combustível marítimo sob a marca BP Marine.

Com atuais 20,5 metros de profundidade, e expansão prevista para 25 metros, o T-OIL está licenciado para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia e é o único terminal privado no país para operação de transbordo de petróleo. Com três berços disponíveis ao longo de 1,4 km de quebra-mar, no terminal serão realizadas operações em área abrigada, o que possibilita uma operação segura e rápida, com eficiência e redução de custos para os clientes, e deve aumentar a competitividade do petróleo brasileiro.

 

 

15/07/2016
15/07/2016