FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 54 - 11/2014

Nova solução para a mobilidade

Executivos da TACV-Brasil, da TACV Engineering France, da Celduc, do IFSTTAR (Instituto Francês das Ciências e Tecnologias de Transportes, da Organização do Território e das Redes de Transporte), em parceria com a USP-Departamento de Engenharia Aeronáutica de São Carlos, reuniram-se no dia 3 de outubro, em São Paulo, com representantes das diversas instâncias de governo, além de empresários da área de transportes públicos, para uma apresentação do Fultrace (Fast Ultra-Light, Tracked Air Cushion Equipment).

Trata-se de um veículo ultraleve de alta velocidade sustentado sob colchão de ar, com capacidade para transportar mais de 400 passageiros/viagem, a uma velocidade de até 250 km/hora. A tecnologia se constitui em alternativa para os sistemas de mobilidade urbana com o metrô, monotrilho, Veiculos Leves sobre Trilhos (VLTs).

O Fultrace é um sistema de transporte intermunicipal, capaz de integrar perfeitamente os sistemas típicos do transporte urbano ao transporte de média distância entre cidades. “Tomando como referência o itinerário São Paulo-Americanas (distante cerca de 140 km), o veículo poderá atingir velocidade de até 250km/h, sem dificuldades”, conta Fabrice Daniel, diretor executivo da TACV Desenvolvimento de Sistemas de Transporte Ltda.

Com o Fultrace é possível iniciar uma viajem no centro da cidade, com velocidades compatíveis e, ao sair da área urbana, atingir 250Km/h a 3mm da via, com toda a segurança necessária. Para itinerários intermunicipais, é uma opção mais econômica que o metrô, VLT ou monotrilho e mais eficiente de que o ônibus”, explica o diretor de Comunicação da TACV-Brasil, Rodrigo Vilaça.

A TACV-Brasil deseja iniciar negociações com os governos municipais, estaduais e federal para elaboração de propostas concretas para as cidades brasileiras, assim como estabelecer parcerias necessárias para viabilizar a operação deste sistema.

 

 

10/11/2014
10/11/2014