FECHAR
FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 64 - 10/2015

Metrô do Rio de Janeiro: mais uma etapa concluída

A escavação do poço (shaft) que servirá como área de ventilação e saída de emergência da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, no bairro do Leblon, Zona Sul carioca, está concluída. Construído pelo Consórcio Linha 4 Sul (CL4S), responsável pela obra neste trecho, o poço tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade  e contará com salas técnicas, subestação de energia e servirá também como saída de emergência.

O shaft foi dividido em seis nichos e escavado pelo método New Austrian Tunnelling Method (NATM), de forma alternada, pelos cantos. A cada metro escavado, a área passava pelo revestimento primário por concreto projetado, para que, então, o núcleo do poço pudesse ser escavado. A técnica evita a possível movimentação do solo ou recalques no terreno, formado por rocha nos primeiros 18 metros, com uma pequena faixa de quartzo e solo residual (rocha alterada) no restante da extensão do poço.

Após finalizada a escavação, a laje de fundo foi concretada, uma estrutura com 2,5 metros de altura que consumiu 1.000 metros cúbicos de concreto. Agora, os colaboradores constroem as paredes de concreto que revestirão o poço. As paredes têm 50 centímetros de espessura e são moldadas in loco, com o uso de formas deslizantes. O sistema funciona com uma bomba hidráulica e 22 macacos, que impulsionam a estrutura para cima - 25 centímetros por hora em média.

13/10/2015