FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 73 - 09/2016

Herança para o futuro

Para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, a Dow (NYSE:DOW), Companhia Química Oficial do Movimento Olímpico, forneceu tecnologias para diversas instalações construídas para as competições e para melhorias realizadas na infrastrutura da cidade do Rio de Janeiro. Essas tecnologias, incorporadas à vida da cidade, podem ser consideradas como legados ambientais para a capital carioca.

A empresa é Parceira Oficial de Carbono dos Jogos Rio 2016, programa inédito de mitigação de carbono na América Latina liderado pelo Comitê Organizador Rio 2016 e que pretende prolongar os efeitos do legado para as cidades-sede dos jogos olímpicos.

“Os Jogos Olímpicos têm um grande poder de mobilização da população, não apenas no esporte, mas também em aspectos ligados à cultura, educação e respeito ao meio ambiente. O movimento Olímpico deixará sua marca”, diz Júlio Natalense, gerente de Tecnologia e Sustentabilidade para Operações Olímpicas da Dow para o Rio 2016.

O Programa de Mitigação de Carbono Rio2016 busca a geração de benefícios climáticos, através de projetos para balancear a emissão de 500.000 toneladas de CO2 provenientes da organização e entrega dos Jogos, e adicionalmente mais 1.500.000 toneladas de CO2 para mitigar as emissões de espectadores, incluindo viagens e estadia na cidade do Rio de Janeiro.

“O objetivo inicial da Dow é levar a mensagem sobre a importância das mudanças climáticas para pelo menos 500.000 pessoas. Através do programa Transforma, a Dow foi o primeiro e maior apoiador do programa de educação da Rio2016. Foram incluídas aulas de ciências, compreendendo química, física, biologia e mudanças climáticas, sempre conectadas ao tema de esportes. O objetivo é despertar nos jovens o gosto pelo estudo da ciência. Atualmente, o programa Transforma já atingiu 7 milhões de jovens no Brasil”, destaca ele, lembrando que a empresa está comemorando 60 anos no Brasil.

Os projetos relacionados à Parceria para Mitigação da Pegada de Carbono da Olimpíada Rio2016 apresentam novas tecnologias para redução de emissões de gases de efeito estufa, ou para melhoria da eficiência energética. Todos os projetos selecionados foram implementados no período que compreende o início da parceria da Dow com o Comitê Rio2016, de Março de 2014 até Dezembro de 2016. Após este período, os projetos continuarão a gerar benefícios climáticos e serão monitorados por pelo menos 10 anos, até Dezembro de 2026.

 

 

18/09/2016