Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 17 - 08/2011

Fundo da Marinha Mercante aprova financiamento para estaleiro no Rio

A OSX Construção Naval, empresa do setor de equipamentos e serviços para a indústria naval offshore do Grupo EBX, recebeu aprovação do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (FMM) de prioridade de financiamento ao projeto da Unidade de Construção Naval, no Complexo Industrial do Superporto do Açu, situado no Distrito Industrial de São João da Barra (RJ). A OSX estima que a linha de crédito poderá chegar a R$ 2,7 bilhões, permitindo a implantação do maior estaleiro das Américas.

A Unidade de Construção Naval do Açu é resultado da parceria da OSX Construção Naval S.A. com a sócia Hyundai Heavy Industries, líder mundial no setor de construção naval.

A OSX firmou Contrato de Engenharia, Suprimento de Materiais e Equipamentos, Construção, Instalação e Comissionamento (EPCI), relativo ao FPSO OSX-3, com a empresa Modec, uma das líderes mundiais na gestão de projetos construtivos de equipamentos offshore de produção de óleo e gás.

O contrato tem valor aproximado de US$ 800 milhões. O FPSO OSX-3 terá capacidade de produção de 100.000 bopd (barris de óleo por dia) e capacidade de armazenamento de 1.300.000 bbls, sendo entregue à OSX no terceiro trimestre de 2013 para afretamento por 20 anos.

Principais características da UCN Açu:

- Estaleiro de 5ª geração, com tecnologia coreana Hyundai;

- Maior estaleiro das Américas, gerando mais de 10.000 empregos diretos na fase de operação;

- Inserção no Complexo Industrial do Super Porto do Açu, com logística privilegiada e localização estratégica, a cerca de 150 km da Bacia de Campos (RJ), responsável por 85% da produção de óleo no Brasil;

- Proximidade com siderúrgicas, possibilitando operação com chapas de 18m X 4m, gerando uma redução de custos em até 56% em soldas;

- Proximidade com planta de geração de energia, propiciando fornecimento e redução de custos em até 30%;

- Cais de 2.400 m, expansíveis a 3.525 m com a possibilidade de trabalho simultâneo na integração de até 11 FPSOs.

18/08/2011

Mercado de Trabalho

OAS recruta novos talentos