FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 31 - 10/2012

Duas gruas nas obras do Transcarioca

Duas gruas da Locar, fabricadas pela Terex, com altura de 55 metros e lança de 50 metros, foram incorporadas à frota de máquinas e equipamentos utilizadas nas obras do corredor de BRT Transcarioca, em construção na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. As gruas vão auxiliar na construção de uma ponte estaiada que integra o projeto.

A primeira delas foi montada e entrou em operação ainda no primeiro semestre deste ano. A segunda acaba de ser montada. Ambas vão operar até março de 2013. São gruas modelo CTT91, com capacidade de ponta de 1,4 toneladas.

O corredor Transcarioca terá 28 quilômetros e prevê, no seu traçado, a construção de dois mergulhões, quatro viadutos, uma passagem inferior e a urbanização da área adjacente.

A estimativa de custo total é de R$ 1,3 bilhão, já incluindo a parte 2 (continuação da via entre a Penha e o aeroporto, na Ilha do Governador). A obra deve estar concluída em três anos. A nova via expressa, que permitirá com que o trajeto Barra-Penha seja reduzido em 49 minutos, atenderá a cerca de 350 mil passageiros por dia, passando por Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Penha, sem contar a extensão até o aeroporto.

 

29/10/2012
29/10/2012