Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 73 - 09/2016

Criação de ZPE no Porto do Açu é tema de reuniões em Brasília

A criação de uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação) no Distrito Industrial de São João da Barra (RJ), anexo ao Porto do Açu, foi tema de diversos encontros em julho, em Brasília. O assunto foi debatido na sessão da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Solicitada pelo deputado federal Julio Lopes, a reunião abordou os diferenciais que fazem do Porto do Açu um excelente local para a criação de uma ZPE. A zona será a segunda do estado do Rio de Janeiro, e a primeira da região norte fluminense.

“O Porto do Açu tem todas as condições para sediar uma ZPE. Nosso porto está operacional, localizado próximo aos maiores mercados consumidores e possui acesso logístico. A infraestrutura do porto está pronta, e agora vamos desenvolver o distrito industrial. E a ZPE é o elemento para alavancar isso”, afirmou José Magela Bernardes, presidente da Prumo.

Para a Secretária-Executiva do Conselho Nacional das ZPE’s, Thaise Dutra, essas áreas trazem incremento na pauta exportadora brasileira. Ela também destacou que atraem investimentos, criam empregos e geram difusão tecnológica. Ela também informou que atualmente no País existem 25 ZPE’s e que, dessas, 19 estão em fase de implementação com infraestrutura construída. As ZPE’s são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação.

 

 

18/09/2016
18/09/2016

Olimpíadas 2016

Herança para o futuro